Um Estudo em Charlotte é o primeiro livro da série planejada pela escritora Brittany Cavallaro. Publicado no Brasil pela Editora Rocco (Selo Rocco Jovens Leitores), a obra nos apresenta Charlotte Holmes e James Watson, tataranetos da lendária dupla Sherlock Holmes e John Watson, dos contos de Arthur Conan Doyle.
Como toda Holmes, Charlotte cresce em ambiente familiar competitivo onde são treinados desde a infância para se tornarem exímios detetives. Com 10 anos a garota ajudou a polícia a recuperar diamantes que valiam três milhões de libras. Já James Watson é um garoto enviado de Londres para os Estados Unidos após ganhar uma bolsa de estudos no mesmo colégio que Charlotte estuda. Mais do que a referência parental entre os jovens e seus antepassados, o título do livro por si só é uma referência a Um Estudo em Vermelho – o primeiro livro de Sherlock Holmes.
Muito se falou a respeito do relacionamento e personalidade de ambos, se o relacionamento da dupla original em dados momentos era irreverente, aqui o clima é denso e muito disso se deve aos problemas enfrentados pelos jovens: drogas, transtornos sociais, estupro. Portanto, o que muitos consideram como “cópias” genéricas de Sherlock e John podem ser consideradas pessoas afligidas pelos problemas citados e que não foram abordados anteriormente, dado a diferença contextual entre as épocas em que as histórias se passam.
Com o assassinato de um jovem no colégio, as suspeitas recaem coincidentemente sobre ambos, claro, uma engrenagem para que a trama investigativa possa se desenvolver. A história se desenvolve a partir do ponto de vista de James Watson (o que permite que o jovem possa falar muito de si) e mostra todo o deslumbramento e admiração que o jovem nutre por Charlotte.
E se James acaba se submetendo à um “relacionamento” abusivo por venerar a garota e pela sua dificuldade em socializar-se, Charlotte o faz pelo seu histórico de violência sexual, uso de drogas. Um tema espinhoso e que deve sim ser abordado em obras juvenis, e que poderia ser discutido de forma a desenvolver a personagem de Charlotte, mas a forma como é feito dá a entender que são traços das características da jovem investigadora, remetendo diretamente ao Holmes mais famoso da família. Desta forma, alguns leitores poderão projetar em Charlotte a imagem de uma pessoa fria e arrogante.
Por fim, Um Estudo em Charlotte torna-se uma leitura que está mais para o adulto do que o juvenil, abordando temas espinhosos e criando uma trama investigativa que reverencia muito bem as obras de Arthur Conan Doyle, desenvolvendo uma linguagem própria e distanciando-se da linguagem vitoriana utilizada por Doyle.
Com uma sequência garantida e com James Watson roubando a cena neste livro, espera-se que Brittany Cavallaro desenvolva mais a personalidade de Charlotte e a torne mais palatável aos leitores, afinal, com menções à família Moriarty, talvez o perigo ainda esteja por vir.
Um Estudo em Charlotte foi vencedor do prêmio de melhor ficção para jovens adultos da American Library Association, e mesmo com uma narrativa arrastada em alguns momentos, apresenta a novos leitores uma interessante releitura da dupla Holmes e Watson.
Sobre a Autora
Brittany Cavallaro é poeta, escritora de ficção, e admiradora antiga de Sherlock Holmes. A autora best-seller da série Charlotte Holmes nasceu em Springfield, Illions e morou lá até entrar na Academia de Artes de Interlochen, para estudar escrita criativa. Atualmente, ela está concluindo o PhD em literatura de língua inglesa pela Universidade de Wisconsin-Madison. Brittany vive em Wisconsin com seu marido e seu gato, além de uma coleção de boinas.
Um Estudo em Charlotte
Autor: Brittany Cavallaro
Tradução: Maryanne Linz
384 pp. | 14×21 cm
ISBN: 978-85-7980-433-5
Assuntos: ficção – romance/novela, juvenil, rocco jovens leitores, policial
Selo: Rocco Jovens Leitores
[rwp-reviewer-rating-stars id=”0″]
Deixe um comentário