O nome pode parecer confuso, mas se você der uma chance a Spoonbenders: A Fabulosa Família Telemachus, livro lançado pela Editora Rocco no meio de 2019 irá se deliciar com a história de uma família paranormal que ganhava a vida viajando o país e exibindo seus poderes ao público.
A história se passa em dois períodos diferentes, meados das décadas de 70 e 90, ou seja, dá para imaginar porque o autor resolve incluir temas de fundo como a Guerra Fria, espionagem russa, crime organizado. Era uma época sem o advento da internet, épocas que geraram teorias da conspiração que discutimos até hoje. Uma família paranormal nos dias atuais, quem ligaria?
Dito isso, é hora de apresentar os Telemachus: Maureen, a mãe, é considerada a paranormal mais poderosa do mundo; Irene, a filha mais velha, é capaz de descobrir quando uma pessoa está mentindo. Frankie, o filho do meio é um telecinético que na infância utiliza o poder para trapacear em jogos como pinball mas que na fase adulta passa a trapacear em roletas de cassino, um verdadeiro perigo e Buddy, o caçula, capaz de reviver momentos do passado como se estivesse lá, além de prever o futuro.
Mas quem chama a atenção é o pai da família Telemachus: Teddy, o patriarca é justamente o único membro da família sem poderes paranormais. E o que lhe falta em poderes ele compensa com astúcia, transformando-se num verdadeiro vigarista, o que acaba rendendo situações que o colocarão em apuros mas que para o leitor, serão engraçadas.
Pule para os anos 90, a família cresceu. Matty, filho de Irene, descobre ter herdado poderes paranormais também. Todo o glamour de décadas passadas ficou para trás, os poderes não trouxeram uma vida feliz e tranquila à nenhum dos Telemachus.
E para piorar toda a situação, algo desastroso está para acontecer e pode acabar com toda a família, e o único que sabe de tudo é Buddy, que tem uma plano para tentar salvá-los.
O que o escritor Daryl Gregory deixa em destaque em Spoonbenders: A Fabulosa Família Telemachus é a união e o amor que os integrantes da família nutrem um pelo outro, o fato da existência dos poderes apenas um bônus para incrementar e fantasiar uma história que trata muito mais do que uma família atrapalhada faz para se manter unida em momentos de tensão e perigo.
Se o crítico Robin Sloan definiu o livro “como um encontro entre Arquivo X e Família Soprano”, eu diria que a leitura soou mais leve do que imaginava e prefiro pensar que trata-se de um encontro entre A Família Buscapé e Os Incríveis, tamanha a diversão e apego aos personagens que o livro proporcionou.
Sobre o Autor
Daryl Gregory é autor de Afterparty, The devil’s Alphabet e outros romances para adultos e jovens leitores. Sua Novela We Are All Completely Fine ganhou o World Fantasy Award e o Shirley Jackson Award. Ex-professor de ensino médio e programador, ele agora é escritor em tempo integral com eventuais incursões em quadrinhos e roteiros de videogames. Gregory foi criado nos subúrbios de Chicago e hoje vive em Oakland, na Califórnia.
Spoonbenders: A Fabulosa Família Telemachus
Autor: Daryl Gregory
Tradução: Edmundo Barreiros
Preço: R$ 64,90
432 pp. | 16×23 cm
ISBN: 978-85-9517-047-6
Selo: Rocco Jovens Leitores
[rwp-reviewer-rating-stars id=”0″]
Deixe um comentário