O selo Rocco Jovens Leitores da Editora Rocco apresenta um de seus novos lançamentos: Se eu não te vir primeiro. O livro que está mais para jovens adultos conta a história de Parker Grant, uma garota com todos os atributos para ser a adolescente mais popular do colégio, com uma particularidade: Parker é cega, perdeu a visão e a mãe em um acidente de carro, e mais recentemente perdeu também o pai.
Se num primeiro momento a capa e sinopse podem vender um livro que o levaria às lágrimas, saiba que é somente impressão. Parker é completamente independente e capaz, entregando uma personagem forte que foge completamente do clichê do drama adolescente.
O pequeno problema de Se eu não te vir primeiro está em partes de sua narrativa. Inicialmente confusa, a narrativa criada por Eric Lindstrom demora a prender o leitor, demorando para desenvolver a personagem de Parker. E quando o faz transforma a garota numa pessoa estúpida, que usa seus problemas para não dar a mínima aos sentimentos de outras pessoas, permitindo que alguns leitores associem a cegueira da garota ao modo como ela se relaciona.
Se a personalidade de Parker fosse melhor desenvolvida por Lindstrom, essa má impressão não duraria muito já que o motivo das atitudes sisudas da garota tem a ver com as regras que estabeleceu para impor sua independência, exigindo ser tratada igual às outras pessoas e impossibilitando que terceiros tirem proveito de sua situação.
Passado esse ponto de entendimento sobre a personalidade de Parker, o livro engrena e tudo flui de maneira mais natural. Somos transportados ao lugar da protagonista, numa jornada de independência através de uma garota que teria todos os motivos para se entregar ao coitadismo. Ao invés disso, aprendemos sobre acessibilidade, limites, respeito e claro, fraquezas; afinal, Parker é humana como qualquer um de nós.
Lindstrom ainda levanta (ainda que de maneira contida) questionamentos sobre racismo e problemas psicológicos, e mostra que independente de nossa condição teremos que confiar em alguém em dado momento, seja para ajudar ou receber ajuda de outras pessoas.
Embora as relações abordadas no livro sejam importantes para Parker, o desenvolvimento da personagem seria melhor se o autor abordasse de maneira mais profunda os traumas familiares da protagonista.
O livro traz ainda o título e uma mensagem no final (sem tradução) em braile, detalhes que chamam a atenção junto ao lançamento em formato audiobook, permitindo que pessoas com deficiência visual possam acompanhar a jornada de descoberta e independência da destemida Parker.
Sobre o Autor
Eric Lindstrom trabalhou na indústria do entretenimento durante anos como diretor criativo, designer de jogos e escritor. Como editor e co-escritor de Tomb Raider: Legend, ele recebeu uma nomeação no BAFTA de 2006 na categoria de melhor roteiro de videogame. Como Diretor Criativo e escritor, ele recebeu outra nomeação no BAFTA de 2009 por Tomb Raider: Underworld na categoria de melhor videogame de ação e aventura e uma nomeação de melhor escritor de videogame no prêmio Writers Guild of America.
Se eu não te vir primeiro
Autor: Eric Lindstrom
Tradução: Maryanne Linz
Preço: R$ 54,90
320 pp. | 14×21 cm
ISBN: 978-85-7980-445-8
Selo: Rocco Jovens Leitores
[rwp-reviewer-rating-stars id=”0″]
Deixe um comentário