Em mais uma resenha de obras publicadas pela Editora Rocco, falaremos sobre O Livro do Cemitério, mais especificamente os dois volumes que adaptam o premiado livro de Neil Gaiman para HQs.
Lançado há mais de dez anos, o livro escrito por Gaiman esteve na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, foi premiado com as medalhas Newbery (2009), Prêmio Hugo de Melhor Romance (2009), do Locus Award de Melhor Romance Juvenil (2009) e da Medalha Carnegie (2010).
A história mostra o assassinato dos pais e irmã de um menino, que consegue escapar e se aventurar pelo mundo. Apesar do início violento, não demora muito para a história se tornar fantasiosa e encantadora, típico das obras do escritor. Contando com uma dose de sorte e muitas coincidências, o menino acaba encontrando abrigo em cemitério onde conhece os “habitantes” do local, são fantasmas que adotam o menino e o batizam de Ninguém Owens, ou apenas Nin, com o intuito de salvá-lo do homem que assassinou sua família.
Nin cresce dentro do cemitério, aos cuidados de Silas, único morador “vivo” do local e que se torna guardião do garoto. Apesar de ser criado por fantasmas, as relações expostas por Gaiman são humanas e afetuosas, servindo para a construção do caráter de Nin. Ainda que criado com todo o afeto possível, Nin sabe que seu destino ainda o colocará frente e a frente com o assassino de sua família.
Sem dar spoilers da obra, mas contar com um personagem que transita entre o mundo dos vivos e dos mortos como figura paterna de Nin permite que o garoto possa entender a dualidade do mundo fora dos muros do cemitério.
Uma dica para o leitor é ficar atento as mensagens que aparecem nas lápides do cemitério, algumas contam com mensagens engraçadas e outras com verdadeiras reflexões de vida. Cada quadro dessa adaptação é um ensinamento que Gaiman e seus ilustradores nos dá sobre a vida e nossos relacionamentos, mostrando ainda de maneira curiosa que os mortos tem tanto a nos ensinar quantos os vivos.
“Cisnes cantam antes de morrer”
Um dos grandes acertos da adaptação é contar com vários artistas para ilustrar a obra, a diversidade de traços e paletas de cores contribuem para que possamos enxergar a vida de Nin através de vários pontos de vista, dados momentos mais cheio de vida e divertido e em outros mais monocromático e sensível.
Após o lançamento do livro, o romance foi adaptado para as HQs por P. Craig Russell, antigo parceiro de Gaiman e que também faz parte da equipe de artistas que ilustram os dois volumes da HQ. Organizado através de pequenos contos, as HQs ganharam a colaboração de vários artistas conhecidos. O primeiro volume de O Livro do Cemitério é dividido em seis capítulos e conta com as ilustrações de Kevin Nowlan, Tony Harris, Scott Hampton, Galen Showman, Jill Thompson e Stephen B. Scott. O segundo volume, dividido em três capitulos conta com as ilustrações de David Lafuente, além dos retornos de P. Craig Russel, Scott Hampton, Kevin Nowlan e Galen Showman.
No Brasil, os dois volumes da HQ foram lançados pela Editora Rocco através do selo Rocco Jovens Leitores, são pouco mais de 300 páginas que compilam o que há de melhor no trabalho de Neil Gaiman. A capa “comum” das edições recebe um excelente acabamento gráfico com direito a uma laminação dourada no nome da obra.
A adaptação tem seu toque sobrenatural, mas como todo trabalho de Neil Gaiman não esquece de trabalhar o aspecto humanitário, permitindo que o leitor embarque em uma aventura que encontrará tudo o que se espera do autor: uma mistura de fantasia e realidade na medida certa para agradar leitores de todas as idades.
Sobre o Autor
Mistério, fantasia, humor requintado. Eis as linhas que se entrelaçam nas tramas de Neil Gaiman – um convite a transpor a muralha da realidade, como fizera Tristan Thorn, protagonista de O mistério da estrela – Stardust, romance publicado originalmente em edição ilustrada, que deu origem ao filme homônimo de 2007.
O Livro do Cemitério
Volume 1
Autor: Neil Gaiman
Adaptação: P. Craig Russel
Ilustrações: Kevin Nowlan; P. Craig Russell; Tony Harris; Scott Hampton; Galen Showman; Jill Thompson; Stephen B. Scott
Tradução: Ryta Vinagre
192 páginas | 15,2×22,8 cm
ISBN: 978-85-7980-386-4
Assuntos: Fantasia, HQs, Histórias em quadrinhos
Selo: Rocco Jovens Leitores
Volume 2
Autor: Neil Gaiman
Adaptação: P. Craig Russel
Ilustrações: David Lafuente; Scott Hampton; P. Craig Russell; Kevin Nowlan; Galen Showman
Tradução: Edmo Suassuna
176 páginas | 15,2×22,8 cm
ISBN: 978-85-7980-441-0
Assuntos: Fantasia, HQs, Histórias em quadrinhos
Selo: Rocco Jovens Leitores
[rwp-reviewer-rating-stars id=”0″]
Deixe um comentário