Lançado no Brasil pela Editora Rocco (Selo Rocco Jovens Leitores), Foxcraft: A Magia da Raposa é o primeiro livro da trilogia escrita por Inbali Iserles. O livro antecede A Magia dos Anciãos e conta a história de Isla e Pirie, duas pequenas raposas que vivem nos limites das terras dos sem-pelo (humanos). Na mitologia criada pela escritora, as raposas são seres com habilidades misteriosas, capazes de compartilhar pensamentos, mudar sua forma física, criar ilusão de invisibilidade, curar através da magia, entre outras habilidades que deixarão qualquer fã de C.S. Lewis ou Tolkien encantados.
Um dia, ao retornar para sua toca, a pequena Isla a encontra em chamas e cercada por outras raposas. Sem sinal de sua família, inclusive seu irmão Pirie, Isla foge para o mundo dos sem-pelo e terá que aprender como se manter viva nesse mundo completamente novo para ela, se quiser encontrar sua família.
A leitura de Foxcraft é leve e fluída, a primeira aventura não chega a 300 páginas e é possível devorar o livro em poucos dias, tamanho o interesse que nos é despertado em saber o que o futuro reserva à Isla. A escritora Inbali Iserles consegue prender a atenção do leitor através de pequenos e fantasiosos detalhes que fazem toda a diferença para os leitores que sonham e se imaginam dentro da obra.
Foxcraft: A Magia da Raposa coloca então a pequena Isla a solta no mundo, sem ter em quem confiar e sem rumo para encontrar sua família, tornando-a presa fácil para predadores mais experientes e até mesmo outras raposas que podem parecer pouco se importar com sua missão de resgate.
Nessa aventura inicial, Isla ainda é muito ingênua e a forma como se vê forçada a fazer parte de um mundo repleto de outras sociedades que a própria desconhecia, serve ainda mais para dar a dimensão dos percalços que a jovem raposa terá que superar.
Num caminho tortuoso em que é traída e se vê em perigo diversas vezes, Isla precisa manter-se a salvo ainda de quem levou sua família. Contando ainda com um glossário que mostra os significados de termos fantasiosos, a obra torna-se uma ótima recomendação para jovens leitores acostumados com obras como Pax, As Crônicas de Nárnia e O Hobbit.
A escritora Inbali Iserles ainda consegue inserir nessa aventura inicial críticas sociais sobre nossas atitudes, porém de uma maneira muito mais contida que no segundo livro. De toda forma, são mensagens claras que a aplicadas através de metáforas que farão o público jovem compreender e captar a sua essência.
Foxcraft: A Magia da Raposa mostra o pontapé inicial da criação de um universo literário com grande potencial, com uma leitura amável independente da idade do leitor e com um acabamento gráfico muito bem feito pela Editora Rocco, com direito a mapa das Terras de Foxcraft e uma capa comum com detalhes em verniz localizado que dão todo um charme para os jovens leitores.
Sobre a Autora
Inbali Iserles é uma autora premiada e uma intensa adoradora de animais. Ela faz parte do time de autores por trás da série Survivors, bestseller do The New York Times, que escreveu sob o pseudônimo de Erin Hunter. Seu primeiro livro, The Tygrine Cat, venceu o prêmio Calderdale Children’s Books of the Year na Inglaterra. Inbali mora em Cambridge, Inglaterra, com sua família, incluindo seu principal mascote de escrita, Michi, que parece uma raposa-do-ártico e age como um gato, mas na verdade é um cachorro.
Foxcraft: Os Anciãos
Autor: Inbali Iserles
Tradução: Débora Isidoro
272 páginas | 13,7x 20,7 cm
ISBN: 978-85-7980-295-9
Assuntos: Ficção, romance/novela, juvenil, Rocco Jovens Leitores, Fantasia, Animais/Pets
Selo: Rocco Jovens Leitores
[rwp-reviewer-rating-stars id=”0″]
Deixe um comentário