Ford vs Ferrari se trata da biografia de uma das maiores corridas feat histórias que já ocorreu no ramo das corridas e velocidade. O filme é estrelado por um enorme e grande elenco e somado a um ótimo enredo, seguido a uma excelente direção, se torna um dos melhores que já vi nesse nicho.
Ford vs Ferrari conta a história não de um personagem, mas de vários, e é isso que o torna tão belo. Ele é uma lição de história, visto que não tem como falar de corridas sem imergir na história desse esporte, e isso está muito presente no longa. Vemos aqui a atrevida vontade de Henry Ford II tentando superar a Ferrari no mundo das corridas, mais especificamente a lendária Le Mans, que ocorre na França, isso em meados de 1960.
Ford, junto a sua equipe de marketing, resolveram juntar seus meios para tentar criar um carro de corrida que fosse tão bom quanto uma Ferrari. Dadas as proporções do auge que a escuderia italiana havia alcançado já naquela época, podemos ver a pretensão da montadora americana, mas a rivalidade e o orgulho de um homem podem se tornar maiores do que qualquer coisa nesse mundo, e mediante isso, vemos o começo desse trabalho engenhoso, audacioso e por que não, louco?
O elenco conta com Matt Damon (Perdido em Marte), interpretando Carroll Shelby, um ex-piloto muito talentoso para chefiar a equipe, e também temos Christian Bale (Batman: O Cavaleiro das Trevas), que faz o papel de Ken Miles, um mecânico e piloto de corrida. Os dois são os responsáveis por tornar a Ford em uma lembrança grandiosa de uma das maiores corridas de Le Mans. Mas eles enfrentam vários contratempos, visto que o mundo corporativo pesa muito e eles tendem a ter problemas com os corporativistas que esperam, mais do que qualquer outra coisa, lucrar, gerando um enorme de conflito de interesses, pois tampouco entendem de carros e não respeitam propriamente o mundo das corridas.
A direção de James Mangold (Logan) foi muito boa, gerando uma ótima química entre Damon e Bale, e os demais atores desenvolvem muito bem sua parte, isso somando a um grande enredo e história. O longa obviamente tem um outro protagonista, que são os carros. Os apaixonados por velocidade e corridas se sentirão deleitados (assim como eu), pois o mundo do automobilismo é algo indescritível se você gosta e entende.
Imagine ver pilotos dirigindo em alta velocidade em terrenos totalmente desfavoráveis, ao clima imprevisível que pode ocorrer, aos problemas técnicos que o carro pode gerar, somado aos reflexos muito precisos que um motorista precisa ter. Se isso não faz você se empolgar, bem, talvez Ford vs Ferrari não irá lhe agradar, mas ouso dizer que talvez sim, pois o mesmo possui muitos diálogos que te abraçam e fazem você comprar a ideia muito bem.
Deixe um comentário