Quando foi lançada em 2019, talvez The Mandalorian só não tenha sido mais relevante que Watchmen, a série da HBO. Ao focar na relação do Mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal) e no “Baby Yoda”, Jon Favreau conseguiu transformar um personagem inexistente nas obras anteriores em um dos grandes nomes da franquia Star Wars.
Ao mergulhar na mitologia da saga na 2ª temporada, Favreau e Dave Filoni abandonam os pequenos acenos e easter-eggs e jogam no centro da trama personagens consagrados em outras mídias como Ahsoka Tano (Rosario Dawson) e Bo-Katan (Katee Sackhoff), sem falar é claro do retorno triunfal de Boba Fett (Temura Morrison).
Embora muitos fãs atribuam a Dave Filoni os méritos por The Mandalorian, é bom lembrar que a história de praticamente todos os episódios tem os dedos de Jon Favreau. O homem que criou o tom do universo Marvel nos cinemas com os dois primeiros filmes do Homem de Ferro, é o principal responsável por dar novo fôlego e reinventar a maior franquia da cultura pop após o controverso final da última trilogia.
Embora recheado de novos e conhecidos personagens, é novamente o protagonista Pedro Pascal que se destaca na nova temporada, conseguindo impor as nuances sentimentais de seu personagem através de um excelente trabalho de voz, ora mais embargada, ora mais cansada, transmitindo ao espectador toda a carga de seu personagem. Tanto é que, nas poucas vezes em que o personagem está sem seu capacete, é possível perceber a fisionomia cansada e decepcionada do personagem que se vê obrigado a quebrar o código Mandalore.
Na medida que a jornada do protagonista avança com o objetivo de entregar “a Criança” a um Jedi, vemos o relacionamento entre ambos se aprofundar de uma maneira muito paternal. Esse elo fraternal entre ambos acabará por moldar a personalidade dos personagens, resultando em reviravoltas que tornam a série ainda mais grandiosa, criando momentos emocionantes de arrancar lágrimas dos fãs mais ferrenhos.
Nunca é demais falar sobre o elenco de coadjuvantes da série, a Ahsoka Tano de Rosario Dawson tem uma introdução à altura da fama que a personagem conquistou em outras mídias, com um episódio que surpreendeu até mesmo os fãs mais céticos da franquia. Já a Bo-Katan de Katee Sackhoff é uma das melhores personagens da temporada, cruzando o caminho do Mandaloriano e o fazendo aceitar a ajuda de personagens que quebram o código Mandalore, algo até então impensável mas que é fundamental para o protagonista entender que será impossível finalizar sua jornada seguindo sua doutrina à risca.
Se a introdução dessas duas personagens não deixaram a desejar, a volta de Boba Fett não foi menos gloriosa. Agora acompanhado de Fennec Shand (Ming-Na Wen), o personagem retorna de maneira triunfal como todos os fãs sempre desejaram, abrindo espaço para expansão da franquia e seu personagem, podendo inclusive influenciar de maneira direta na terceira temporada de The Mandalorian.
Visualmente impecável, outro ponto positivo do show é a trilha sonora. Aqui, o trabalho de Ludwig Göransson (Pantera Negra, Tenet) apresenta uma crescente que acompanha a dramaticidade das cenas, encontrando seu ápice na cena-chave do season finale coroando uma temporada de tensão, aventura e momentos emocionantes de um dos maiores programas do ano.
Se mesmo em uma temporada recheada de novos personagens, reviravoltas e a abordagem de temas políticos (algo característico da franquia), Jon Favreau e Dave Filoni conseguiram entregar uma temporada magnífica e superior ao primeiro ano, a partir de agora a dupla terá caminho livre para resolver as pontas soltas deixadas ao longo da temporada e quem sabe.
Teremos a volta de Grogu e Luke Skywalker? Din Djarin terá que entrar em conflito com Bo-Katan por causa do Sabre Negro, Boba Fett será uma ameaça para o Mandaloriano, o personagem aparecerá em outras séries do universo Star Wars?
São muitas perguntas, mas a certeza é que Jon Favreau e Dave Filoni conseguiram fazer de The Mandalorian o novo carro chefe da franquia Star Wars, renovando a maior franquia da história da cultura pop e entregando a melhor série do ano.
Quer saber mais sobre séries? Inscreva-se em nosso canal do YouTube.
Deixe um comentário