Te Peguei! (Tag!), filme que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 23, conta a insana história de um grupo de amigos que há décadas tiram um mês do ano para brincar de “pega pega”. Se a história como ficção já seria algo quase absurdo, fica difícil então de mensurar o quão nonsense é saber que o filme é inspirado na história real de um grupo de amigos, que foi parar no The Wall Street Journal.
A brincadeira anual é iniciada por Hoagie (Ed Helms) já que o “pega” está com ele, sendo responsável por reunir o restante dos amigos, Bob Callahan (Jon Hamm), Chilli (Jake Johnson) e Kevin (Hannibal Buress) na caçada a Jerry (Jeremy Renner), o único integrante da trupe a nunca ter sido pego na brincadeira.
Os amigos veem no casamento de Jerry (o qual não foram convidados) a oportunidade perfeita de finalmente acabarem com a invencibilidade do amigo, visto por todos como uma verdadeira lenda do pega-pega. Importar-se com a possibilidade de atrapalhar um casamento é o de menos para competidores capazes de abandonar uma empresa, pegar o amigo durante um parto, velório ou até mesmo infiltrar-se como funcionário na companhia de um amigo somente para pegá-lo.
Assim como a brincadeira entre os amigos da vida real, o filme não se trata de um bando de homens de meia-idade correndo em um parquinho no meio da tarde, e sim sobre conspirações, planejamento, emboscadas e elementos surpresa para manter ativa uma tradição que serve para reunir amigos de infância que tomaram rumos diferentes em suas vidas. Mais do que isso, é uma brincadeira séria cujas regras são definidas em contrato assinado por todos os amigos.
O filme mescla cenas de ação desenfreadas com outras em câmera lenta que servem para enaltecer a astúcia e preparo de Jerry, ao melhor estilo Sherlock Holmes de Guy Ritchie.
O ineditismo de Te Peguei!
É interessante notar que Te Peguei! não se apoia em situações repetitivas em filmes do gênero, com personagens dando lições de moral para dizer como outro deveria estar vivendo e foca apenas na diversão e prazer de estar na presença de um antigo amigo. Por mais que as situações apresentadas possam parecer absurdas, várias delas são reais (como provam os créditos do filme) e só foram possíveis graças a pessoas que acabaram se juntando à brincadeira, como Anna, a competitiva esposa de Hoagie e Susan, a enigmática noiva de Jerry.
Te Peguei! evita se levar a sério durante suas quase 2 horas de comédia e ação frenética. Até mesmo na conclusão do terceiro ato em um momento mais dramático, os absurdos e exageros que permearam todo o filme voltam para nos lembrar sobre a doçura e beleza de longevas amizades. Afinal, “nós não paramos de brincar porque ficamos velhos, nós ficamos velhos porque paramos de brincar”.
Te Peguei! é dirigido por Jeff Tomsic (Broad City), e conta com um elenco recheado de estrelas como Jeremy Renner (Vingadores), Ed Helms (Se Beber, Não Case!, Família do Bagulho), Jon Hamm (Mad Men) e Isla Fisher (Truque de Mestre). Jake Johnson (New Girl), Hannibal Buress (Vizinhos), Annabelle Wallis (A Múmia), Rashida Jones (Parks and Recreation) e Leslie Bibb (Homem de Ferro 2) completam o elenco.
Confira mais sobre cinema e aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube!
Deixe um comentário