O Reino Gelado: A Terra dos Espelhos é o quarto filme de uma franquia de animações russa, produzidas pelo estúdio Wizart Animation. Para dar uma lição na Rainha da Neve, o rei Harald encontra uma maneira de acabar com a magia do mundo, mandando todos que possuem poderes mágicos para a Terra dos Espelhos. Quando sua família também cai na armadilha do rei, Gerda fará de tudo para salvá-los, inclusive contar com a ajuda da própria Rainha da Neve.
Apesar de apresentar um enredo genérico, a evolução da trama apresentada consegue transcorrer de maneira diferenciada, apresentando elementos não muito comuns em outras animações, mas – infelizmente – muito atrelada à clássica jornada do herói.
É de se estranhar que a quarta produção de uma franquia ainda tenha esse enredo baseado em uma estrutura muito clichê. E não podemos dar menos importância pra isso por se tratar de um filme infantil, afinal as crianças estão cada vez mais exigentes e ligadas.
O visual genérico também pode fazer com que alguns espectadores torçam o nariz, ainda mais quando percebemos um esforço maior em cima de alguns modelos enquanto outros parecem simplesmente não ter sido acabados. A impressão é de que vários estúdios diferentes fizeram os personagens e resolveram juntar tudo no final.
A trilha sonora também não é nada memorável, apresentando músicas genéricas, que não chegam a ser um ponto negativo, apenas são ok e não contribuem muito para melhora na experiência. A sessão que acompanhamos exibiu uma cópia dublada da animação, então não consigo precisar o quão competente o áudio original poderia ter sido, mas posso afirmar que o trabalho de dublagem está aceitável para alguns personagens mas para outros é simplesmente bizarro. Aliás, os mesmos personagens que sofrem com a falta de polimento em seu visual, são os que tiveram um trabalho de dublagem mais relaxado.
Apesar de não ser nada excepcional, O Reino Gelado: A Terra dos Espelhos certamente vai divertir o seu público-alvo: as crianças. A produção consegue dosar a aventura e não perde muito tempo com marasmos desnecessários, e essa agitação misturada com um universo colorido certamente vai prender a atenção dos pequenos, especialmente aqueles que já acompanharam os capítulos anteriores da aventura.
Sobre isso, é imprescindível que o espectador tenha acompanhado os filmes anteriores, visto que aqui não existe a menor preocupação em apresentar personagens ou contextualizar os marinheiros de primeira viagem no Reino Gelado.
Deixe um comentário