Criaturas Estranhas foi lançado já alguns anos pela Editora Rocco, mas nos chamou a atenção para essa resenha logo de cara pela capa ornamentada e misteriosa digna de todos os livros de Neil Gaiman.
Com o livro em mãos, a primeira surpresa: não se trata de um livro inteiramente escrito por Neil Gaiman, mas sim um livro com dezesseis contos escolhidos pelo autor britânico, dentre os quais, apenas um é de sua autoria.
O que poderia soar como uma decepção apenas atiça ainda mais a curiosidade do leitor, pois com Criaturas Estranhas podemos ter noção do que é referência para o fantástico autor, responsável por obras como Coraline, Belas Maldições e Sandman, aliás, muito do que vemos em suas obras se explica após a leitura deste livro.
Aqui, Gaiman reúne histórias com todos os seres fantasiosos e mitológicos a que temos direito, lobisomem, unicórnio, cobra, grifo e até mesmo uma mancha cuja origem é desconhecida, sem esquecer é claro das doses de terror sempre presentes nas obras do autor.
Não bastasse o trabalho de escolha dos contos, Gaiman ainda dá uma introdução sobre cada história e relaciona alguma curiosidade ao conto ou seu autor, como seu amor por lobisomens e seus escritores favoritos durante a juventude.
Se você é um leitor mais jovem, daqueles que adquiriu o hábito pela leitura com a franquia Harry Potter, este livro foi feito para você. Aqui você encontrará muitos Animais Fantásticos e irá se apegar a histórias cativantes e fantasiosas que contam com o aval de um dos maiores escritores da atualidade.
Com 400 páginas divididas entre 16 contos, Criaturas Estranhas proporciona uma leitura divertida e empolgante que levará o leitor a transitar entre deuses, dragões e mistérios, sem esquecer da humanidade tão característica dos personagens de Gaiman.
Confira a lista dos contos e autores:
- Conto com título impronunciável* (Gahan Wilson)
- As Vespas Cartógrafas e as Abelhas Anarquistas (E. Lily Yu)
- O Grifo e o Cônego Menor (Frank R. Stockton)
- Ozioma, a Maligna (Nnedi Okorafor)
- Pássaro do Sol (Neil Gaiman)
- O Sábio de Theare (Diana Winne Jones)
- Gabriel-Ernest (Saki)
- O Cacatucano; ou, a Tia-Avó Willoughby (E. Nesbit)
- O Mal Também Se Levanta (Maria Dahvana Headley)
- O Voo do Cavalo (Larry Niven)
- Prismática (Samuel R. Delany)
- A Manticora, a Sereia e Eu (Megan Kurashige)
- O Lobisomem Cabal (Anthony Boucher)
- O Sorriso no Rosto (Nalo Hopkinson)
- Ou Todos os Mares com Ostras (Avram Davidson)
- Venha, Dona Morte (Peter S. Beagle)
* O título do conto pode ser traduzido como uma onda sonora, por isso a dificuldade em pronunciar seu nome.
Sobre o autor
Mistério, fantasia, humor requintado. Eis as linhas que se entrelaçam nas tramas de Neil Gaiman – um convite a transpor a muralha da realidade, como fizera Tristan Thorn, protagonista de O mistério da estrela – Stardust, romance publicado originalmente em edição ilustrada, que deu origem ao filme homônimo de 2007.
Criaturas Estranhas
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Antônio Xerxenesky e Bruno Mattos
Preço: R$ 44,50
400 pp. | 16×22,5 cm
ISBN: 978-85-68263-44-0
Selo: Fantástica Rocco
[rwp-reviewer-rating-stars id=”0″]
Deixe um comentário