Cadê Você, Bernadette? é uma adaptação do livro homônimo escrito por Maria Semple. Como não li o livro, vou me basear aqui somente na película, ok? Mas fiquem tranquilos, o filme apesar de ser diferente do livro (normalmente essa é uma via de regra) ao meu ver é bem bom. Não que ele seja um excelente filme, Cadê Você, Bernadette? na verdade está mais para uma sessão da tarde, mas uma sessão da tarde bem gostosinha de se ver.
A protagonista é uma das maiores atrizes da atualidade, Cate Blanchett, e se essa mulher ainda não ganhou um Oscar, é só uma questão de tempo, obviamente não estou me referindo a sua atuação nesse filme, mas simplesmente me atenho aqui a como ela é versátil, volátil em suas personagens, grandiosa, majestosa. Sim, ela é tudo isso e parece não ter empecilho algum para atuar.
Neste longa ela interpreta uma mãe e esposa, mas antes disso ela era famosamente conhecida como uma grande arquiteta, uma estrela em ascensão. Seu talento é algo grandioso, uma pessoa muito respeitada em sua área acadêmica. Mas isso mudou depois de algum tempo. Insinua-se que vários fatores, principalmente sua mudança de Los Angeles para Seattle, tenham sido o estopim para ela se tornar uma pessoa com fobia social, mais especificamente, Agorafobia (medo de lugares e situações que possam causar medo, pânico ou constrangimento.
Vemos isso na maneira como ela lida com as outras pessoas, principalmente sua vizinha, Audrey (Kristen Wiig), que é daquelas vizinhas que tentam agradar todo mundo mas na verdade são fofoqueiras. Bernadette detesta sua vizinha e tampouco tem muita afeição pelas demais pessoas, a não ser por seu marido, Elgie (Billy Crudup) e sua filha, Bee (Emma Nelson). Nós a vemos sempre conversando com uma assistente eletrônica, comprando coisas pela internet, pegando sua filha no colégio e seguindo essa rotina.
Mas ao passar do filme, vemos os problemas surgindo à medida que o comportamento de Bernadette começa a piorar, sendo assim, num colapso de pânico, após passar por uma situação na qual se sentiu pressionada, ela acaba tomando uma decisão um quanto inusitada ao fugir de sua família, que vai atrás dela para tentar entender o porquê da fuga. Mas ninguém imaginaria que no lugar mais improvável, ela iria encontrar sua paixão novamente, pela criação, pelo seu talento, e mediante isso, acaba se reencontrando como pessoa novamente.
Esse é um filme que por ter Cate como protagonista já valeria a pena, mas possui um grande elenco, dentre eles podemos citar, Judy Greer, Laurence Fishburne dentre outros que talvez por nome não sejam muitos conhecidos, mas ao verem em tela, você conhecerá com certeza. Cadê Você, Bernadette? está longe de ser um grandioso filme, e de longe não é um dos melhores de Cate, mas é um filme gostoso de se assistir no sofá embaixo de um edredom com um balde de pipoca, e se essa não é uma das melhores sensações que um filme pode proporcionar, eu não sei qual é!
Deixe um comentário