Se você é fã de James Gunn sabe que as obras do diretor são acompanhadas de trilhas sonoras que ficam martelando na sua cabeça. E hoje vamos falar sobre a banda Wig Wam, que ganhou o coração dos fãs da DC ao redor do mundo com a música Do You Wanna Taste It, tema da abertura de Pacificador (Peacemaker).
Antes de mais nada, assista a sensacional abertura de Pacificador, te desafio a não assistir o vídeo, é quase impossível!
Quem é o Wig Wam?
O Wig Wam é uma banda de glam rock formada em 2001 na Noruega e que logo se tornou uma das bandas mais populares do país.
A banda conta com quatro integrantes: Glam (Åge Sten Nilsen) no vocal, Teeny (Trond Holter) na guitarra, Flash (Bernt Jansen) no baixo e Sporty (Øystein Andersen) na bateria. Antes de tocarem juntos, os membros participavam de outros projetos musicais como as bandas Dream Police, Artch, Sha-Boom, Ole Evenrud, e Alien.
Embora o grupo tenha sido formado em 2001, o primeiro álbum foi lançado apenas em 2004: 667… The Neighbor Of The Beast. Ainda em 2004, o grupo participou do Festival Eurovision da Canção, porém a banda acabou ficando em terceiro lugar na pré-seleção norueguesa e não avançou para as finais mundiais.
Em 2005 a banda tentou a sorte novamente e venceu as seletivas norueguesas, representando o país no Festival Eurovision da Canção com a música In My Dreams. A banda acabou terminando em 9º lugar no festival, o suficiente para render ao grupo uma turnê com mais de 200 shows em países como Alemanha, Noruega, Islândia e Suécia.
Confira como foi a apresentação da banda no Festival Eurovision da Canção:
Ainda em 2005 o Wig Wam lançou seu primeiro DVD, o Rock ‘N’ Roll Revolution, mostrando os destaques de seu mágico ano. O trabalho posterior da banda foi o álbum Wig Wamania, lançado em 2006, o primeiro single Gonna Get Your Someday foi lançado em rede nacional na Noruega durante a Copa do Mundo de Saltos de Esqui. Tudo normal se não fosse o vocalista Åge Sten Nilsen ter realizado uma acrobacia de salto de esqui para celebrar o lançamento.
Gonna Get Your Someday ainda fez parte da trilha sonora do filme norueguês Lange Flate Ballær, produzido por Harald Zwart (diretor do remake de Karatê Kid). O diretor ainda dirigiu o clipe da música.
Em 2006 a banda embarcou em uma turnê pelo Japão, a turnê foi filmada e lançada em CD e DVD em 2007. A Wig Wamania Tour ainda levou a banda para tocar no Reino Unido pela primeira vez. A banda encontrou tempo para voltar ao Japão mais uma vez em 2007 para tocar no Loud Park Festival, para então dar um tempo nos shows e permitir que os integrantes pudessem trabalhar em seus projetos individuais.
Em 2010 a banda lançou seu novo álbum, Non Stop Rock ‘N’ Roll, o single Do You Wanna Taste It (tema da abertura de Pacificador) foi lançado ao vivo durante o programa de TV Clash Of The Choirs. A música alcançou o topo das paradas e alavancou novamente a carreira da banda. Assista a primeira apresentação da música:
O sucesso do novo álbum deu início a turnê Non Stop Rock ‘N’ Roll Tour, levando a banda para tocar em Kawasaki, Tóquio e outras cidades japonesas. A turnê então rumou para a Europa, onde a banda se apresentou na Espanha, França e Itália. A banda ainda seria responsável por abrir o show do KISS na Noruega, durante a turnê Sonic Boom.
A biografia falsa
Embora a banda seja norueguesa, boatos não confirmados remontam que a banda criou uma biografia falsa para o grupo. Segundo o boato, a banda foi formada em 1970 no Brox, em Nova Iorque.
Após sua fundação, a banda ainda teria lançado na década de 70 os álbuns The Black and Red Album (1974) e The Yellow Purple and Black Album (1975), vendendo centenas de milhares de cópias. Após esse sucesso, a banda emigrou para a Noruega em 1976.
Claro que tudo não passa de uma brincadeira já que nessa época, os integrantes não passavam de pré-adolescentes.
A separação do Wig Wam
Em 2011 a banda iniciou um período turbulento que levaria a sua separação. O guitarrista Teeny (Trond Holter) e o baixista Flash (Bernt Jansen) formaram uma nova banda chamada Baby Snakes e posteriormente se uniram ao JORN como membros fixos da banda.
Ainda assim, a banda lançou o álbum Wall Street em 2012, foi o primeiro álbum lançado pelo Wig Wam que não foi sucedido de uma turnê. Em agosto de 2013, os membros anunciaram o término da banda, a separação foi oficializada no ano seguinte quando o vocalista Åge Sten Nilsen informou que havia formado uma nova banda com membros do Mötorhead, Europe e King Diamond.
Restou ao baterista Øystein Andersen se reunir com sua antiga banda Sha-boom para se manter na ativa. Os demais membros acabaram participando ainda de outros projetos e formando outras bandas, mas sem o sucesso anterior que conquistaram com o Wig Wam.
A volta do Wig Wam
Em 2019 a banda pegou a todos de surpresa quando anunciou o seu retorno. A volta triunfal da banda aconteceria no festival norueguês Tons of Rock 2020. A pandemia do Covid-19 causou o adiamento do festival para 2021, sendo novamente adiado para 2022.
Mas o adiamento do festival não impediu a banda de lançar o single Never Say Die. O clipe da música mostra os integrantes recolhendo objetos pessoais, instrumentos e até mesmo um pôster e camiseta da banda do chão, coberto pela poeira. Nada mais simbólico para representar uma volta triunfal, não é mesmo?
Com o avanço da vacinação e a volta das atividades normais, o festival Tons of Rock anunciou novas datas para 2022, e o Wig Wam fará sua volta aos palcos de um festival ao lado de nomes como Deep Purple, Europe, Scorpions, Iron Maiden, Sum 41, entre outros.
Por que o Wig Wam?
James Gunn tem o costume de nos apresentar bandas maravilhosas desconhecidas do grande público ou resgatar bandas que foram sucesso absoluto em décadas passadas, foi assim com O Esquadrão Suicida e as batidas de Oh No!!! de Grandson.
A música sempre é essencial para as tramas que estão sendo contadas por Gunn, é incrível a capacidade que o diretor tem em transformar uma canção em algo tão intimo e ligado a seus personagens. E o mesmo pode ser dito de Pacificador e Do You Wanna Taste It!
A música fala sobre deixar seu passado bagunçado e mentiroso para trás e buscar aquilo que você deseja ser:
“Faça as malas, vá em frente
Tenho que deixar essa bagunça
Para trás
Tenho uma vida para encontrar”
A música ainda conecta-se com Christopher Smith, o Pacificador, na medida que tenta mostrar o quanto o personagem ainda não consegue enxergar aquilo que ele se tornará. Trata-se de uma metáfora para o desejo do personagem em deixar para trás a vida de “vigilante” sob o comando de Amanda Waller.
“Cego para o que você se tornará em breve.
O espelho mente, o mundo inteiro está errado”
É como se Do You Wanna Taste It transformasse em melodia a jornada do herói de Chris, que precisa confrontar a si mesmo, seu passado e o mundo para provar que é o herói que sempre imaginou ser.
Agora que você conhece a banda responsável por te deixar incapacitado de pular uma abertura de série, aproveite para ouvir também a trilha sonora da série Pacificador, em exibição no HBO Max.
Quer conferir mais curiosidades? Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Deixe um comentário