Você já ouviu falar do Universo Guará? Não? Mas pode ser que já tenha ouvido falar da adaptação cinematográfica de O Doutrinador. Prepare-se, pois em breve o cinema nacional tende a ganhar o seu próprio universo cinematográfico de super-heróis! E se depender de Luciano Cunha e Gabriel Wainer, os arquitetos desse universo, os fãs brasileiros de cultura pop ficarão muito satisfeitos com o que vem pela frente.
O fato é que desde o final de Homem de Ferro, quando a Marvel inseriu uma cena pós-créditos, onde para surpresa dos poucos que permaneciam na sala de cinema nessa época, Nick Fury (Samuel L. Jackson) questionava Tony Stark (Robert Downey Jr.) se ele já tinha ouvido falar da “iniciativa Vingadores”, iniciou-se ali um modelo de universo cinematográfico que vem se provando coeso e lucrativo há 10 anos. Desde então diversos estúdios tentam reproduzir a “fórmula Marvel”, na tentativa de interligar filmes e personagens, criando uma história maior e consequentemente prendendo a atenção do espectador na franquia. A DC Comics tenta ainda estabelecer seu universo cinematográfico, a Universal falhou com seu Dark Universe e há boatos da criação de um universo com franquias da Hasbro.
Mas a iniciativa de Cunha e Wainer vai além. Já não bastasse estarem a frente da primeira adaptação de quadrinhos de um vigilante brasileiro, em uma entrevista fornecida ao nosso portal durante o Shinobi Spirit, ambos confirmaram que O Doutrinador trata-se do início de um universo cinematográfico compartilhado que deverá contar com outros personagens do Universo Guará.
Mas que universo é esse? O Universo Guará é composto por personagens como O Doutrinador, criados por quadrinistas brasileiros e sob a chancela da Guará Entretenimento, uma editora, agência e núcleo criativo que atua como canal entre a produção nacional de graphic novels e a indústria do entretenimento. Ou seja, na prática a Guará Entretenimento acolhe os talentos nacionais, presta suporte legal e financeiro para lançamento de seus projetos até sua adaptação para o mercado (games, TV, cinema, editorial, etc).
Ainda na entrevista fornecida ao nosso portal, Wainer cita que Penélope (uma das personagens do Universo Guará), está confirmada no filme O Doutrinador e ganhará sua primeira graphic novel até o final de 2018, com a possibilidade de se tornar oficialmente o primeiro spin-off desse universo cinematográfico, resta agora saber se Penélope seguirá inicialmente para o cinema ou TV.
Além de Penélope, o Universo Guará é composto por outros personagens sem super poderes ou envolvimento com o sobrenatural, como o Leão de Chácara, Finalizador e Dislike. Há ainda histórias como O Outro Campo e personagens como Desviantes e Guará, que envolvem misticismo, transformações e experiências genéticas, além de O Shaolin do Sertão, filme lançado em 2016 e elogiado pela crítica que ganhará sua própria graphic novel.
No último dia 12, foi exibido na Shinobi Spirit, em Curitiba, um teaser de um novo personagem chamado Santo, cujo desenvolvimento parece estar bem adiantado e logo deve ganhar vida também através de graphic novel e adaptação para o cinema ou TV.
Partindo para o campo da especulação, chutamos que assim como no Arrowverse (universo televisivo da DC Comics com as séries Arrow, The Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow), o Universo Guará se inicie de uma forma mais “pé no chão”, trabalhando com personagens mais urbanos e sem super-poderes, combatendo problemas como corrupção, prostituição e tráfico de drogas, e ao passo que o público se familiarize com a proposta desse novo universo de super-heróis, novos personagens sejam inseridos com possíveis explicações para a existências de seres com super-poderes como Guará e os Desviantes, ou personagens ligados ao misticismo e sobrenatural, como em O Outro Campo e Santo.
Possibilidades não faltam, Luciano Cunha e Gabriel Wainer parecem conhecer muito do assunto e o caminho que será trilhado com o material que têm em mãos, os vídeos exibidos impressionam pela qualidade e pela proposta apresentada, e sem sombra de dúvidas trata-se de um material que desperta a curiosidade daqueles que estão conhecendo os personagens agora.
Resta torcer para que os projetos sejam bem desenvolvidos, e contem sempre com o auxílio dos seus criadores durante as adaptações, para que o estúdio possa entregar um material condizente com essa nova proposta de um universo da cultura pop totalmente brasileiro.
Assista o vídeo de apresentação do Universo Guará:
A estreia de O Doutrinador está marcada para o dia 06 de setembro de 2018. Já a série está marcada para estrear no segundo semestre de 2019 no Canal Space. Ainda não foram divulgados datas de lançamento de filmes ou séries dos demais personagens do Universo Guará.
Deixe um comentário