Em maio de 2018 falamos sobre o lançamento de um universo cinematográfico de super-heróis brasileiros, o Universo Guará. Esse pontapé seria dado com o filme O Doutrinador, um anti-herói que persegue políticos e empresários corruptos após uma tragédia pessoal. Em uma conversa com Luciano Cunha e Gabriel Wainer, pudemos entender como esse universo funcionaria e como as mentes por trás desse grandioso projeto já tinham tudo planejado.
E agora, após o lançamento de O Doutrinador e com a série prevista para estrear no primeiro semestre de 2019, a Guará Entretenimento confirmou a expansão do Universo Guará durante a CCXP 2018 com o lançamento de novas graphic novels e o anúncio de três novos filmes, além da confirmação dos diretores envolvidos nos projetos. Confira abaixo o release liberado pela Guará Entretenimento:
“Após o lançamento de O Doutrinador, a Guará Entretenimento e a Glaz S/A fecharam um acordo de adaptação para o cinema de três novos quadrinhos de super-herói ligados ao Universo Guará.
O Doutrinador foi só o começo. Primeiro filme de super-herói brasileiro depois da retomada do cinema nacional, as duas empresas pretendem aprofundar o gênero com um projeto de lançamentos regulares para os próximos quatro anos.
Essas novas histórias tiveram suas versões em quadrinho lançadas na CCXP 2018. São elas: Penélope, Santo e Os Desviantes. Todas as três são expansões do universo do Doutrinador e traçam junto a ele questões genuinamente brasileiras.
Penélope conta a história de uma garota de programa que caça uma quadrilha de prostituição infantil e tráfico de pessoas; Santo é um médium espiritualista caçador de falsos profetas e mercadores da fé; Os Desviantes, resumidamente, é uma mistura de Cidade de Deus com X-Men.
Segundo produtora executiva da Glaz, Mayra Lucas, essa parceria se dá porque o publico brasileiro é muito apaixonado por filmes de gênero. basta ver os números dos filmes de herói, terror e fantasia nas bilheterias. “Por enquanto tivemos poucos filmes nacionais que exploraram estes caminhos narrativos, mas acredito firmemente que estamos muito próximos de fazermos nossos próprios blockbusters.” Com isso em mente, a Glaz esta tendo a felicidade de se unir com a Guará e seus personagens – de um universo complexo e interligado – para levar `as telas, em seus diferentes formatos, historias de fantasia, aventura e ação com um elemento ‘único: a cultura brasileira.
Além disso, dois projetos já contam com nomes de peso para direção. Halder Gomes é o diretor responsável por Penélope e Vicente Amorim, pelo Santo. Halder, dirigiu sucessos da comédia cearense como Cine Holliúdy e Shaolin do Sertão e foi dublê de artes marciais em Hollywood. Vicente Amorim lança em breve o seu filme de ação DAS-Divisão Anti-Sequestro, já dirigiu Vigo Mortensen no filme “Um Homem Bom” e enveredou pelo cinema de gênero com seu recente “Motorrad”.
Luciano Cunha, autor do Doutrinador e editor do Universo Guará, diz que a iniciativa se dá porque existe demanda no mercado para produtos nacionais de cultura pop. “O Doutrinador, com 1% do orçamento de filmes como os da Marvel e da DC, recebeu o respeito da crítica especializada que o considerou digno de super-produções e blockbusters hollywoodianos. Imagine quando tivermos um pouco mais de orçamento e uma oferta regular desse gênero de audiovisual. Toda a indústria da economia criativa se beneficia.”
Segundo Gabriel Wainer, também editor da Guará, o esforço das duas empresas se dá não apenas na produção de filmes para o cinema, mas na construção de marcas fortes. Paralelamente estão sendo desenvolvidos versões dessas histórias para jogos eletrônicos e projetos de licenciamento diversos. “O mercado do entretenimento pode ser muito maior do que cinema e televisão, por isso, nosso grande intuito é unir as pontas criativas e comerciais e levar produtos de alta qualidade técnica para o público.”
O Doutrinador ganhou sua versão de appgame essa semana. O jogo em realidade aumentada está disponível na plataforma Android. Lança essa semana o projeto de cardgame no site de financiamento coletivo Catarse.”
Sobre a Glaz
A GLAZ S/A é resultado da união das empresas Glaz Entretenimento e Copa Studio. Com mais o grupo atua em todos os segmentos (Ficção, Animação, Documentário) e formatos (longas, séries de TV, telefilmes, curtas). A empresa tem um histórico de sucesso em salas de cinema e na TV. Dentre seus oito longas lançados, quatro atingiram o Top 10 de Bilheteria entre filmes brasileiros, de forma consecutiva, entre 2013 e 2016 – com destaque para os 3,8 milhões de espectadores de “Loucas pra Casar”, que o colocam como a sétima maior renda nacional de todos os tempos. Na TV Paga, as séries de animação “Irmão do Jorel” e “Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)” foram líderes de audiência no segmento infantil, ambas exibidas pelo Cartoon Network.
Sobre a Guará Entretenimento
Guará Entretenimento é uma editora, agência e núcleo criativo, que será o canal entre graphic novels brasileiras e a geração de produtos para a indústria do entretenimento, principalmente no ensejo de conteúdos audiovisuais.Nosso trabalho é pesquisar, editar, criar e publicar histórias em quadrinhos nacionais com potencial adaptável para transmidiation, atuando no desenvolvimento de roteiros para essa adaptação, na produção dos títulos, na configuração legal e financeira de todo o projeto e na prospecção e relação com os players do mercado editorial, de games e audiovisual. Seu primeiro projeto, O Doutrinador, HQ de sucesso editorial, teve seu primeiro filme lançado em 2018 pela Downtown Filmes e Paris Filmes, terá a primeira temporada de série lançada no Canal Space em Março de 2019, já conta com uma versão de jogo para celular, um cardgame e diversos produtos licenciados.
Penélope
Penélope trabalha como prostituta e dançarina e está juntando dinheiro para tirar ela e Belinha, sua irmã mais nova, dessa vida. Seu cafetão a manda para uma festa na casa de poderosos e Penélope experimenta uma droga que lhe dá habilidades sobre-humanas. Quando volta da festa sua irmã Belinha é sequestrada por uma quadrilha de prostituição e sua saga para combater o crime só está começando.
Confira algumas imagens da graphic novel de Penélope:
[rl_gallery id="2467"]
Os Desviantes
Com suas leis e controles frouxos para pesquisas transhumanistas, o Brasil é cenário para que empresas se estabeleçam e usem a população marginal como cobaias para experimentações genéticas. Depois que uma dessas experiências dá errada, os meninos Fióti e Tom desenvolvem super habilidades e precisam fugir da Corporação, do Estado e da sociedade e aprender a viver com os novos poderes.
Criados por Gabriel Wainer, Rafael Kraus e Luciano Cunha, a HQ contará com a arte de Juliano Henrique e cores de Alzir Alves.
Confira algumas imagens da graphic novel de Os Desviantes:
[rl_gallery id="2462"]
Santo
Salvador Sales rejeita sua mediunidade desde menino, mas presencia um ataque a um centro de umbanda, perpetrado por uma sociedade secreta ocultista. Salvador decide usar seus poderes paranormais para investigar e combater os agressores racistas e descobre um influente político por trás da seita. Agindo com a ajuda de um protetor espiritual, ele desmascara o poderoso fanático e encontra um ideal de luta contra falsos profetas.
Criado por Luciano Cunha e Gabriel Wainer, a graphic novel contará com a arte de Alisson Borges e cores de Alzir Alvez.
Confira algumas imagens da graphic novel de Santo:
[rl_gallery id="2472"]
Em O Doutrinador, Penélope foi interpretada por Natallia Rodrigues, resta saber se a personagem aparecerá também na série do Doutrinador e se a atriz continuará interpretando a personagem no filme solo. Se tratando de um mundo predominantemente dominado por protagonistas masculinos (somente Mulher-Maravilha e Capitã Marvel garantiram filme solo), é louvável a iniciativa da Guará em dar sequência ao seu universo com o filme de uma super-heroína.
Resta agora, especular sobre o casting para as produções e tentar costurar como esses personagens com personalidades e poderes tão diferentes poderão se unir algum dia em uma versão tupiniquim que representará nossos próprios Vingadores, a nossa própria Liga da Justiça. Que nome você daria a essa equipe de super-heróis nacionais?
Quer saber mais sobre o Universo Guará? Assista nossa entrevista com Luciano Cunha e Gabriel Wainer.
Deixe um comentário