Sexo, mentiras e uma trama de assassinato no parlamento inglês. Essa é a premissa de Um escândalo bem britânico, livro de John Preston que deu origem à série do Globoplay e já está em pré-venda pelo Grupo Autêntica.
O livro narra a empolgante história real do escândalo que atingiu o carismático parlamentar Jeremy Thorpe e seu affair gay, envolvendo chantagem, dissimulação e matadores de aluguel. Chantageado por um de seus amantes, numa época em que a homossexualidade ainda era proibida, Thorpe empreendeu uma verdadeira guerra nos corredores do parlamento e nos jornais, que culminou na contratação de um assassino de aluguel incompetente e no “Julgamento do Século”.
Um escândalo bem britânico
Em 1970, Jeremy Thorpe era o político mais popular e promissor da Inglaterra, a figura que mantinha o equilíbrio na balança do poder em um governo de coalizão. Como membro do Parlamento e Líder do Partido Liberal nos anos 1960 e 1970, seus relacionamentos homossexuais (um crime naquela época) passaram despercebidos durante anos, com ajuda da polícia e da classe política, que conspiravam para protegê-lo.
Mas um de seus amantes, o ex-modelo Norman Scott, cansou-se de se esconder nas sombras e ameaçou expor a verdade sobre Thorpe. Uma enrascada que levará todos os envolvidos a uma guerra travada em corredores e nos jornais, culminando na contratação de um assassino de aluguel incompetente, no assassinato de uma cadela de grande porte e no “Julgamento do Século”.
O caso espetaculoso de Thorpe foi o primeiro a ter um líder político britânico julgado por homicídio. E foi a primeira vez que um personagem público proeminente teve sua homossexualidade exposta numa época em que ser gay deixara de ser ilegal havia pouco tempo.
Com o ritmo e a dramaticidade de um thriller, Um escândalo bem britânico é uma história extraordinária sobre hipocrisia, engano e traição no coração do poder.
Adaptado como uma minissérie, com Hugh Grant no papel de Jeremy Thorpe e Ben Wishaw como Norman Scott.
Quer saber mais sobre livros e HQs? Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Deixe um comentário