Nesta quinta-feira, 1º de novembro, chega aos cinemas o primeiro filme brasileiro de ação baseado em um personagem de histórias em quadrinhos: “O Doutrinador”. O anti-herói que persegue políticos e empresários corruptos apareceu pela primeira vez nas HQs criadas por Luciano Cunha, e será interpretado nas telas por Kiko Pissolato.
O longa traz ainda Eduardo Moscovis, Marília Gabriela e Carlos Betão, como políticos inescrupulosos que estão na mira do Doutrinador. Helena Ranaldi, Tainá Medina, Natália Lage e Tuca Andrada completam o elenco. Confira o trailer final do filme:
Depois da estreia nos cinemas, “O Doutrinador” poderá ser visto na TV, em uma série que será exibida pelo Canal Space no ano que vem. Com direção de Gustavo Bonafé e codireção de Fábio Mendonça, o filme e a série foram criados por Luciano Cunha e Gabriel Wainer, que também participaram das mesas de roteiro, assinado por Mirna Nogueira, LG Bayão, Guilherme Siman, Rodrigo Lages e Denis Nielsen. A produção do filme é da Paris Entretenimento e a distribuição da Downtown/Paris Filmes. A série tem coprodução do Canal Space.
Sinopse
“O Doutrinador” é um anti-herói no melhor estilo dos vigilantes dos quadrinhos. O Doutrinador é Miguel, um agente federal altamente treinado que vive num Brasil cujo governo foi sequestrado por uma quadrilha de políticos e empresários. Uma tragédia pessoal o leva a eleger a corrupção endêmica brasileira como sua maior inimiga. E ele começa a se vingar da elite política brasileira em pleno período de eleições presidenciais, numa cruzada sem volta contra a corrupção.
Confira como foi o painel de O Doutrinador na Geek City 2018.
Universo Guará
Importante lembrar que O Doutrinador é a tentativa de estabelecer um universo cinematográfico de super-heróis brasileiros: o Universo Guará. Em maio, conversamos com Luciano Cunha e Gabriel Wainer, criador e roteirista das adaptações para o cinema e TV e pudemos saber mais sobre a produção.
Wainer cita que Penélope (uma das personagens do Universo Guará), está confirmada no filme O Doutrinador e ganhará sua primeira graphic novel até o final de 2018, com a possibilidade de se tornar oficialmente o primeiro spin-off desse universo cinematográfico, resta agora saber se Penélope seguirá inicialmente para o cinema ou TV.
Além de Penélope, o Universo Guará é composto por outros personagens sem super poderes ou envolvimento com o sobrenatural, como o Leão de Chácara, Finalizador e Dislike. Há ainda histórias como O Outro Campo e personagens como Desviantes e Guará, que envolvem misticismo, transformações e experiências genéticas, além de O Shaolin do Sertão, filme lançado em 2016 e elogiado pela crítica que ganhará sua própria graphic novel. Assista abaixo o teaser do Universo Guará:
Partindo para o campo da especulação, chutamos que assim como no Arrowverse (universo televisivo da DC Comics com as séries Arrow, The Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow), o Universo Guará se inicie de uma forma mais “pé no chão”, trabalhando com personagens mais urbanos e sem super-poderes, combatendo problemas como corrupção, prostituição e tráfico de drogas, e ao passo que o público se familiarize com a proposta desse novo universo de super-heróis, novos personagens sejam inseridos com possíveis explicações para a existências de seres com super-poderes como Guará e os Desviantes, ou personagens ligados ao misticismo e sobrenatural, como em O Outro Campo e Santo, cujo desenvolvimento parece estar bem adiantado e logo deve ganhar vida também através de graphic novel e adaptação para o cinema ou TV.
Assista nossa entrevista com Luciano Cunha e Gabriel Wainer.
Além da crítica, nos próximos dias faremos um vídeo para falar sobre o filme, as semelhanças e diferenças com a HQ e o que esperar do futuro de O Doutrinador e do Universo Guará nos cinemas. Confira abaixo uma galeria de imagens do filme:
[rl_gallery id="2109"]
Quer saber mais sobre O Doutrinador?
Deixe um comentário