A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood realizou na noite desse domingo (25) a entrega dos prêmios para os vencedores do Oscar 2021. A cerimônia aconteceu no Union Station, uma grandiosa estação de trem no centro de Los Angeles, o que permitiu receber convidados respeitando o distanciamento social.
Em um ano marcado por estreias limitadas devido a pandemia do Covid-19, os serviços de streaming se deram bem entre os indicados (mesmo não levando os principais prêmios).
Entre os vencedores do Oscar 2021, destacam-se Nomadland com três estatuetas. Chloé Zhao levou o prêmio de Melhor Direção, a segunda mulher a levar o prêmio em 93 anos. Antes dela, apenas Kathryn Bigelow com Guerra ao Terror havia ganhado o prêmio. O longa ainda foi premiado como Melhor Filme e deu o Oscar para Frances McDormand como Melhor Atriz.
Meu Pai levou duas estatuetas para casa, incluindo o prêmio de Melhor Ator para Anthony Hopkins. O longa Mank, de David Fincher e produzido pela Netflix liderava a lista com dez indicações, incluindo melhor filme, diretor, ator e atriz coadjuvante. A Netflix acabou levando sete prêmios para casa e o Amazon Prime Video duas estatuetas, com A Voz do Silêncio.
Confira onde assistir os filmes vencedores do Oscar 2021
Nomadland
O grande campeão da noite levou para casa três estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção para Chloé Zhao e Melhor Atriz para Frances McDormand.
Após o colapso econômico de uma colônia industrial na zona rural de Nevada (EUA), Fern (Frances McDormand) reúne suas coisas em uma van e parte rumo a uma viagem exploratória, fora da sociedade dominante, como uma nômade dos tempos modernos. Nomadland, o terceiro filme de Chloé Zhao, apresenta nômades reais como Linda May, Swankie e Bob Wells como mentores e companheiros de Fern em sua jornada de exploração pela vasta paisagem do oeste americano.
Onde assistir: O filme ainda não está disponível em nenhum serviço de streaming e irá estrear nos cinemas nacionais no dia 29 de abril de 2021.
Meu Pai
Outro grande destaque entre os vencedores do Oscar 2021, Meu Pai levou para casa duas estatuetas, sendo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator para Anthony Hopkins, desbancando ChadWick Boseman, um dos grandes favoritos da noite.
No longa, um idoso sofre com as confusões da própria mente e rejeita qualquer ajuda. Enquanto isso, sua filha tenta lidar com a perda do pai que está vivo, mas cada dia mais longe. O filme ainda conta com a atriz Olivia Colman.
Onde assistir: YouTube, NET Now e Looke
Judas e o Messias Negro
Outro filme a levar duas estatuetas para casa com Melhor Canção Original e Melhor Ator Coadjuvante com Daniel Kaluuya, Judas e o Messias Negro mostra a história de ascensão e queda de Fred Hampton, o ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Um jovem proeminente na política, ele atrai a atenção do FBI, que com a ajuda de William O’Neal acaba infiltrando os Panteras Negras e causando o assassinato de Hampton.
Onde assistir: Por enquanto o filme está disponível apenas nos cinemas, mas deverá chegar ao streaming em junho com o lançamento do HBO Max no Brasil.
Soul
A animação da Pixar traz Jamie Foxx como Joe Gardner, um músico que perde o amor pela música, deixando sua paixão de lado e indo trabalhar como professor. Joe acaba falecendo em um acidente de carro, e sua alma precisará resolver os assuntos pendentes que deixou em vida. Para isso, ele contará com a ajuda de uma alma infantil que está aprendendo mais sobre si.
O filme levou os prêmios de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora.
Onde assistir: Disney+
O Som do Silêncio
O filme do Amazon Prime Video levou os prêmios de Melhor Som e Melhor Montagem. O longa estrelado por Riz Ahmed (Venom) mostra a vida do baterista e ex-viciado Ruben a partir do momento que começa a perder sua audição. Quando recebe o diagnóstico de piora de seu estado, Ruben chega a pensar que sua vida e carreira musical haviam chegado ao fim.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Mank
Grande aposta da Netflix para o Oscar, o longa de David Fincher liderava a lista com dez indicações, mas acabou levando os prêmios de Melhor Design de Produção e Melhor Fotografia.
A Hollywood da década de 1930 é vista pelo olhar crítico do roteirista Herman J. Mankiewicz, em meio aos seus esforços para terminar o roteiro de Cidadão Kane. O longa conta com nomes como Gary Oldman, Amanda Seyfried e Charles Dance.
Onde assistir: Netflix
A Voz Suprema do Blues
Na Chicago de 1927, o clima fica tenso quando a pioneira Mãe do Blues se reúne com sua banda em um estúdio de gravação. O longa da Netflix levou os prêmios de Melhor Figurino e Melhor Cabelo e Maquiagem.
O filme conta com Viola Davis e o falecido ator Chadwick Boseman, que era dado como um dos favoritos ao prêmio de Melhor Ator.
Onde assistir: Netflix
Bela Vingança
O longa de Emerald Fennell levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, o filme mostra Cassie (Carey Mulligan), uma jovem promissora, até que um evento misterioso destruiu abruptamente seu futuro. Mas, nada na vida de Cassie é o que parece ser: ela é perversamente inteligente, tentadoramente astuta e vive uma vida dupla secreta à noite. Agora, um encontro inesperado está prestes a dar a Cassie a chance de corrigir os erros do passado nesta história emocionante e extremamente divertida.
Onde assistir: O filme estreará nos cinemas nacionais a partir do dia 13 de maio, mas estará disponível no Telecine Play no segundo semestre.
Minari
Uma terna e arrebatadora história sobre o que nos faz criar raízes, Minari acompanha uma família coreana-americana que se muda para uma pequena quinta no Arkansas em busca do seu próprio sonho americano. A casa da família sofre uma enorme mudança com a chegada da avó, matreira e desbocada, mas extremamente carinhosa. Por entre a instabilidade e os desafios desta nova vida nas rudes montanhas Ozark, “Minari” mostra-nos como a família é resiliente e como se constrói um lar.
O filme rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para a atriz Yuh Jung-Youn.
Onde assistir: Ainda indisponível nos serviços de streaming, o longa deve estrear em breve nos cinemas nacionais.
Tenet
Tenet foi o blockbuster mais afetado pelo estado de pandemia em que (ainda) nos encontramos. Depois de longos meses de restrições e tentativas de reabertura, o longa conseguiu estrear em salas de cinema ao redor do mundo.
O longa de Nolan aborda a tecnologia de inverter a entropia dos objetos, um conceito da física que pode ser realmente complicado, mas que tem uma explicação bem simples na história: em vez de uma bala, por exemplo, ser atirada, ela volta para o revólver. Como você pode imaginar, a bala é igualmente perigosa em qualquer uma dessas direções, e a grande questão é que não dá pra dizer a diferença entre elas apenas olhando, aliás, muito mais difícil lidar com algo que está em uma linha do tempo reversa, porque você ainda não sabe que ela aconteceu.
O longa levou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
Onde assistir: YouTube, NET Now e Looke
Druk: Mais Uma Rodada
O filme dinamarquês levou o Oscar de Melhor Filme Internacional, o longa é estrelado por Mads Mikkelsen (Doutor Estranho) e mostra um grupo de professores decidindo testar a ousada teoria de que serão mais felizes e bem sucedidos vivendo com um pouco de álcool no sangue. Assim começa uma embriagante sátira de Thomas Vinterberg.
Onde assistir: YouTube e NET Now
Dois Estranhos
Neste curta vencedor do Oscar de Melhor Curta Metragem, um homem faz diversas tentativas de voltar para casa, mas se vê forçado a reviver um confronto mortal com um policial.
Onde assistir: Netflix
Se Algo Acontecer… Te Amo
O vencedor do Oscar como Melhor Curta de Animação mostra um casal enfrentando o vazio emocional e o luto pela morte da filha em um tiroteio na escola.
Onde assistir: Netflix
Colette
Vencedor do Oscar de Melhor Documentário Curta-Metragem, o documentário mostra Colette Catherine, uma senhora de 90 anos, que, quando jovem, lutou contra os nazistas como membro da Resistência Francesa. Agora ela está prestes a reabrir velhas feridas, revendo os terrores daquela época. Alguns pesadelos são terríveis demais para serem lembrados. Mas também perigoso demais para ser esquecido.
Onde assistir: YouTube
Professor Polvo
Em uma floresta subaquática na África do Sul, um cineasta desenvolve uma amizade improvável com um polvo e descobre mais sobre os mistérios do mundo submarino. A obra da Netflix levou o Oscar de Melhor Documentário.
Onde assistir: Netflix
E você, o que achou dos vencedores do Oscar 2021?
Quer saber mais sobre cinema? Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Deixe um comentário