Atores e atrizes consagrados nunca estão livres de momentos ruins, principalmente considerando algumas das cenas de mortes mais bizarras do cinema. Esses momentos, sem dúvida, são sempre um momento tenso, não só para o público (que muitas vezes se apegou a um personagem ou quer vê-lo ir pro inferno de uma vez), mas também para toda a equipe que produz um filme. E sobretudo para o ator, deve ser muito difícil passar uma sensação de verossimilhança quando não se tem um parâmetro real de como é o sentimento. Por isso, muitas cenas de morte no cinema acabaram entrando para a história como algo bem bizarro.
Algumas franquias de terror, como Premonição e Pânico, transformaram isso no seu maior atrativo: uma situação completamente absurda acontece e miolos explodem ou vísceras escorrem na tela, mas existem algumas produções mais “sérias” em que um escorregão na atuação ou uma cena mal produzida acabou quase tirando a moral do filme. É o que aconteceu na lista que trazemos abaixo.
Antes de mais nada, queremos deixar claro que isso não é uma crítica às atuações nem à qualidade dos filmes como um todo, trata-se apenas de momentos isolados que despertam uma certa curiosidade justamente por não estarem à altura dos elencos e produções envolvidos.
Missão Impossível III (2006)
Esta morte acontece logo no começo da história, quando Ethan Hunt (Tom Cruise) resgata uma das novas espiãs da IMF, Lindsey (Keri Russell), das mãos de um traficante de armas que ela investigava. Eles descobrem que Lindsey está com um explosivo dentro do cérebro que pode matá-la instantaneamente. Uma contagem regressiva determina em quanto tempo será possível desarmar a bomba, mas antes de chegar a zero, o dispositivo é acionado, e a mulher simplesmente vira a cabeça e apaga, e suas últimas palavras são de fazer chorar (#sqn).
Sonâmbulos (1992)
Por mais que o filme já fosse meio trash, temos que reconhecer que a criatividade aqui foi muito além. Mary (Alice Krige) e Charles (Brian Krause) são mãe e filho pertencentes a uma raça não humana, conhecida como Sonâmbulos, que percorrem a Terra em busca de mulheres virgens para saciarem sua fome. Em uma cena, um policial está na casa deles usando o telefone, enquanto a mãe pega um sabugo de milho (???) e apunhala o homem pelas costas, com tempo ainda de dar uma lição de moral nele (“sem vegetais, sem sobremesa”). Sem dúvida, ela deve ser muito forte ou os sabugos de milho da região são muito afiados.
Star Wars: A Vingança dos Sith (2005)
Padmé Amidala (Natalie Portman) sofreu terrivelmente ao ver seu amado Anakin Skywalker (Hayden Christensen) escolher o lado negro da Força, e depois de dar à luz aos gêmeos Leia e Luke, ela simplesmente perde a vontade de viver e desfalece, não acordando mais. Apesar de a história ter dado justificativas para essa partida repentina, ficou meio estranho o modo como a senadora simplesmente abaixou a cabeça e morreu, ainda mais sem nenhuma outra causa aparente além do “coração partido”.
https://www.youtube.com/watch?v=ohsLZxQYBk8
Homem-Aranha (2002)
No final do primeiro filme da franquia de Sam Raimi, o Homem-Aranha (Tobey Maguire) está lutando contra o Duende Verde (Willem Dafoe) dentro de uma construção abandonada, quando subitamente o vilão, já vendo sua derrota iminente, abaixa o tom e pede perdão. Mas tudo não passava de uma estratégia para tentar ludibriar o herói, pois por trás o Duende preparava o seu planador para dar um golpe pelas costas do Aranha. Norman Osborn só não contava com o sentido aranha de Peter Parker, e acaba sendo ele mesmo a vítima da ação, deixando soltar um pequeno “oh” enquanto via seu plano ruir.
Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Marion Cotillard é também uma atriz consagrada, tendo inclusive vencido o Oscar por sua atuação em Piaf – Um Hino ao Amor (2007), e brilhante em todos os seus papéis. No entanto, em 2012, ela não deve ter ficado muito orgulhosa da cena que protagonizou quando sua personagem morre. No clímax da história, depois de sofrer um acidente no caminhão que dirigia, Miranda Tate (que pouco antes havia revelado ser na verdade Talia Al Guhl, filha do vilão do primeiro filme) está completamente quebrada e seus últimos suspiros estão tentando encontrar forças para “comemorar” o sucesso de seu plano, até que um leve movimento de cabeça indica o fim de sua vida, aos olhos atônitos dos demais personagens. A cena foi tão esquisita que, na época, alguém teve a brilhante ideia de fazer um tumblr (que está no ar até hoje) com gifs de pessoas imitando a “morte”.
1 Comment