Morreu hoje (19) aos 83 anos o cineasta José Mojica Marins, o popular Zé do Caixão. O falecimento do ator, diretor e roteirista foi confirmado pela filha de Zé, a atriz Lis Marins.
Zé do Caixão estava internado no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. O artista estava internado desde o final de janeiro para tratar uma broncopneumonia. O velório do cineasta será realizado no Museu da Imagem e do Som.
Zé do Caixão, mestre do terror brasileiro
José Mojica Marins nasceu em São Paulo, no dia 13 de março de 1936. O cineasta dirigiu mais de 40 filmes e atuou em mais de 50. No filme “À meia-noite levarei sua alma” lhe rendeu o apelido pelo qual marcou sua carreira.
Seu personagem no filme citado ainda voltou a dar as caras em outros longas; em 1967 no longa “Esta noite encarnarei no teu cadáver”, em 1968 no filme “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” e também em 2008, no longa “Encarnação do demônio”.
Mojica ainda atuou em longas de aventura, faroeste e até mesmo pornochanchada. O cineasta fundou a Companhia Cinematográfica Atlas, aos 17 anos. Na década de 1990 apresentava o Cine Trash, na Bandeirantes.
Em 2008 passou a comandar o programa “O estranho mundo do Zé do Caixão” no Canal Brasil, o programa teve sete temporadas. Em 2014 o cineasta sofreu um infarto e precisou passar por uma cirurgia, foi internado novamente no mesmo ano em razão de problemas renais.
Zé do Caixão deixa sete filhos e o legado como um dos maiores nomes do cinema nacional.
Quer saber mais sobre cinema? Inscreva-se também em nosso canal no YouTube!
Deixe um comentário