Morreu hoje (19) aos 88 anos, o ator Ian Holm, conhecido pelo seu papel como Bilbo Bolseiro na premiada trilogia O Senhor dos Anéis.
A informação foi confirmada pelo agente do ator ao The Guardian: “É com muita tristeza que o ator Sir Ian Holm faleceu esta manhã aos 88 anos. Ele morreu pacificamente no hospital, com sua família e cuidador. Charmoso, gentil e ferozmente talentoso, sentiremos muito a sua falta.”
A nota ainda afirma que a morte do ator estava relacionada ao Mal de Parkinson. Ian Holm nasceu em 1931 em Essex, onde seu pai era superintendente do hospital psiquiátrico da West Ham Corporation; mais tarde, ele descreveu sua infância como “uma existência bastante idílica”. Apaixonado por atuar desde a juventude, ele foi de Rada, em Londres, ao teatro Shakespeare Memorial, em Stratford, passando a fazer parte da Royal Shakespeare Company, fundada em 1960.
Nos cinemas, o ator ainda interpretou Ash, um androide da corporação Weyland-Yutani em Alien (1979), o que lhe rendeu grande visibilidade internacional. Em 1982, foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Ator Coadjuvante pelo seu papel no drama Carruagens de Fogo.
De larga carreira no cinema, o ator ainda interpretou o padre Vito Cornelius em O Quinto Elemento, atuou com Nicolas Cage em O Senhor da Guerra, e quisera o destino que sua última aparição nos cinemas tenha sido com seu personagem mais famoso, Bilbo Bolseiro em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.
Quer saber mais sobre cinema? Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Deixe um comentário