Aretha Franklin: ícone, estrela, diva. A Rainha do Soul faleceu hoje. Aos 76 anos, dona de uma voz surpreendente, uma das mais influentes artistas negras da história deixou esta terra as 10h50 de hoje em Detroit.
Em 2010 ela foi diagnosticada com câncer no pâncreas e, de lá para cá, vinha lutando contra ele. Aretha Louise Franklin nasceu no dia 25 de março de 1942, em Memphis – Estados Unidos. Sendo filha de Clarence LaVaughn, um pastor itinerante da Igreja Batista, ela começou como estrela gospel, gravando seu primeiro disco aos 14 anos, vindo a e tornar um das maiores vozes em R&B e Soul, com muita afinidade ao jazz, ao rock, ao blues, ao pop e até ópera. Foi a primeira mulher a conquistar sua parte no Rock & Roll Hall of Fame em 1987.
Ao longo de sua carreira ela eternizou sucessos como “Say a Little Pray”, “Call Me”, “I’m in Love”, “Angel”, entre tantas outras. Uma das melhores vocalistas da história, reconhecida pela revista Rolling Stone e pelo canal VH1, de televisão, Aretha foi premiada com 18 Grammys e também cantou ao lado de outros ícones como Michael Jackson e George Michael.
Para além de seus discos, sua voz pode seu ser encontrada em documentários como “Tom Down & The Language of Music (2003), Singing in the Shadoow: The Children of Rock Royalty (2003), Immaculate Funk (2000) e nos filmes “The Blues Brothers (1980) e Blues Brothers 2000 (1998), mais conhecidos por aqui como “ Os irmãos Cara-de-Pau” e “Os Irmãos Cara-de-Pau 2000.
Condecorada, em 2005, com a Medalha Presidencial da Liberdade, pelo presidente George W. Bush, em 2009, cantou na posse do presidente Barack
Obama. Seu último show foi na Filadélfia, em agosto de 2017, ano no qual ela anunciou que deixaria os palcos.
Sua vida vai virar um filme, protagonizado por Jennifer Hudson, embasado em sua autobiografia, produzido por Scott Bernstein, Havey Mason Jr. e pelos estúdios MGM.
Aretha Franklin deixou quatro filhos e nos deixou hoje. A música foi sua vida, ela viveu para e pela música: sua voz já esta eternizada.
Quer saber mais sobre música?
Deixe um comentário