O desenhista Mauricio de Sousa (83 anos) quando está em algum evento onde dá palestras sempre pergunta para a plateia:
– Quem aqui aprendeu a ler com as revistas da Turma da Mônica?
Prontamente, mais de 90% levantam as mãos. Pessoas das mais diversas idades. Tanto o avô, quanto o pai e os netinhos conhecem e leem esses personagens que se tornaram tradição nas famílias brasileiras.
Tudo começou com as tirinhas do Bidu e Franjinha, publicadas desde 1959, nas páginas da então Folha da Tarde (atual Folha de São Paulo). E hoje, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) se transformou na maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Única desse porte na América Latina. Só nos quadrinhos são produzidas mais de 1.200 páginas de historinhas por mês. Cerca de 150 empresas licenciam os personagens para mais de 3.500 itens. O reconhecimento é internacional com premiações no Japão, Itália, China, Coreia do Sul, França, EUA, entre outros países.
E, neste ano, a comemoração não fica só na história, a MSP já começou a trazer grandes novidades desde janeiro, com a vinda da nova personagem Milena e sua família para o bairro do Limoeiro, a entrada da Turma da Mônica Jovem nos Estados Unidos e Canadá, a exibição na National Geographic do documentário biográfico sobre Mauricio de Sousa, o alcance de 10 milhões de inscritos no canal da Turma da Mônica no Youtube, que já tem mais de 10 bilhões de visualizações, novos games como “Mônica e Guarda dos Coelhos” e “Astronauta Toy: corrida espacial”, e a abertura da nova subsidiária internacional da MSP no Japão – a “Mauricio de Sousa Productions Japan”. Conheça mais novidades que ainda estão chegando:
Filme Turma da Mônica: Laços
O primeiro live-action da Turma da Mônica, baseada na Graphic Novel brasileira mais vendida no país feita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. O filme será lançado nacionalmente no dia 27 de junho. Assista o trailer:
Circo Turma da Mônica: Brasilis
O novo grande espetáculo da “Mauricio de Sousa Ao Vivo”, superprodução circense-musical que enaltece a diversidade cultural do País, trazendo a representatividade das nossas origens, passando pela cultura indígena, africana e europeia de um jeitinho único e especial dentro do universo das criações de Mauricio de Sousa. Conta com mais de 100 figurinos, efeitos especiais e um elenco de artistas e bailarinos, além da Turma da Mônica.
Geração 12
Um novo selo de mangá MSP com a Turma da Mônica e seus personagens com 12 anos de idade. Sua coleção será dividida em temporadas com seis episódios cada.
Exposição Olá, Maurício!
No prédio da FIESP, na Avenida Paulista, uma grande experiência com Mauricio e sua turminha como nunca antes formatada para que todos que amam a Turma da Mônica e seu criador se lembrem para sempre. Terá início no dia 17 de julho e término em 15 de dezembro de 2019.
Novo parque Turma da Mônica em Pernambuco
Depois de Goiânia, onde foi inaugurada a Estação Turma da Mônica dentro do Shopping Cerrado, agora é Olinda que terá um parque indoor no Shopping Patteo Olinda. O Nordeste agora tem um lugar para toda a família se divertir com a turminha.
Coleção Monteiro Lobato com a Turma da Mônica
No ano em que a obra de Monteiro Lobato entra em domínio público, a Turma da Mônica chega às livrarias para contar as histórias do escritor. Com ilustrações de Mauricio de Sousa, já foram lançadas Narizinho Arrebitado e O Sítio do Picapau Amarelo, publicadas pela Girassol Brasil Edições.
Homenagem
O 47º Festival de Cinema de Gramado homenageia, com o Troféu Cidade de Gramado, o desenhista Mauricio de Sousa pelos 60 anos da primeira tira publicada em julho de 1959, no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo).
5… 4… 3… 2… 1…
Mônica e Menino Maluquinho perdidos no espaço reúne as criações máximas de Mauricio de Sousa e Ziraldo pela segunda vez. Neste livro, escrito por Manuel Filho e publicado pela Melhoramentos, repleto de fantasia e aventura, Mônica e Maluquinho contarão com a ajuda de seus amigos (até o Chico Bento participa!) para solucionar um mistério interplanetário! Se você pensou em extraterrestres, acertou! Aperte os cintos e prepare-se para a decolagem rumo à diversão.
Confira a primeira tira publicada por Mauricio de Sousa em 1959:
Quer saber mais sobre livros e HQs?
Deixe um comentário