Na última quarta, 20, o diretor Zack Snyder surpreendeu a todos após anunciar o lançamento de sua versão do filme Liga da Justiça, o famoso Snyder Cut.
Snyder realizou uma live para fazer comentários sobre O Homem de Aço, alguns fãs participaram para formular perguntas e, ao final da exibição, o diretor soltou a imagem confirmando o lançamento do filme no HBO Max, plataforma de streaming da WarnerMedia.
Para tentar simplificar, tentaremos reunir neste artigo o máximo de informações que envolvem a polêmica acerca do lançamento do Snyder Cut.
O início do Universo Estendido DC
Após lançar O Homem de Aço, a Warner Bros. realizou uma das maiores apresentações de sua história na San Diego Comic-Con, em 2013. A empresa anunciou o lançamento de Batman vs Superman, numa apresentação em que o ator Harry Lennix recita um trecho da lendária HQ O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.
Seria o embrião do universo estendido da DC, com as presenças de Mulher-Maravilha, Flash e referências a Aquaman e Cyborg.
Em outubro de 2014, em uma reunião com investidores, o então CEO da Warner Bros. Kevin Tsujihara divulgou os lançamentos de filmes de personagens da DC que seriam lançados até 2020.
Batman vs Superman e Esquadrão Suicida seriam lançados em 2016; Mulher-Maravilha e Liga da Justiça em 2017; The Flash e Aquaman em 2018; Shazam! e Liga da Justiça 2 em 2019, além de Cyborg e Lanterna Verde em 2020, encerrando a primeira fase da DC nos cinemas.
Quase tudo foi por água abaixo após o lançamento de Batman vs Superman: as críticas pesadas sobre o filme, a paleta de cores escura e a forma como o Superman foi retratado no longa, fizeram que o filme obtivesse apenas 28% de aprovação no site Rotten Tomatoes.
Tentando reverter o padrão “sombrio” criado para seu universo, o estúdio interveio e modificou drasticamente Esquadrão Suicida, dirigido por David Ayer. O resultado foi um longa remendado, com sérios problemas de edição e que se segurou pelo carisma de Margot Robbie e Will Smith.
A partir daí, o que se viu foi um estúdio perdido, cancelando e alterando datas de lançamentos sem saber o que fazer com a sua maior propriedade.
Liga da Justiça
Como Liga da Justiça estava em fase final de produção, não havia muito o que ser feito pelo estúdio. Era o que se pensava!
Faltando menos de um ano para o lançamento do filme, o diretor Zack Snyder se afastou da produção do longa, após a morte de sua filha Autumn Snyder em março de 2017.
Joss Whedon, diretor de Vingadores e até então diretor de um vindouro filme da Batgirl foi chamado para o lugar de Snyder, para “finalizar” o longa. “A direção é mínima e é preciso usar o estilo e tom e modelo estabelecidos por Zack”, disse Toby Emmerich, presidente dos estúdios Warner Bros.
Mas não foi bem assim! Insatisfeita com os rumos para qual Snyder levava o DCEU, o estúdio interveio e orientou Whedon para que modificasse o filme, emulando o trabalho realizado na Marvel, inserindo mais humor e leveza ao longa da DC.
Segundo rumores, Whedon refez praticamente todo o filme e até mesmo Snyder chegou a comentar nas redes sociais que o longa lançado contém apenas um quarto do seu trabalho original.
Com um prazo apertado, Whedon precisou reunir o elenco para filmagens adicionais. O grande problema é que Henry Cavill estava filmando o sexto longa da franquia Missão: Impossível, com um bigode. Impedido pela produção do longa de retirar o bigode, as filmagens precisaram passar por um processo de computação gráfica para retirada do famigerado bigode. O resultado foi desastroso, confira:
Com um Batman piadista, situações embaraçosas, uma trilha sonora genérica e efeitos especiais amadores, o longa caiu em desgraça com os fãs da DC, arrecadando apenas US$ 657 milhões mundialmente, com um custo até então incerto, mas que beira os US$ 300 milhões.
Mais do que isso, o longa se desvirtuou completamente do caminho criado por Zack Snyder, que ao menos era fiel aos princípios criados para seu universo. Após o pífio desempenho de crítica e bilheteria, Joss Whedon foi desligado do filme solo da Batgirl, que foi engavetado por tempo indeterminado.
Snyder Cut: as diferenças entre o longa lançado e a versão de Zack Snyder
Com o início dos boatos sobre a existência de dois longas da Liga da Justiça, a versão de Joss Whedon e a versão de Snyder, os fãs não demoraram muito até criar o movimento “Release the Snyder Cut”, com a intenção de que a Warner lançasse a versão de Zack Snyder da equipe de super-heróis.
O que até então era boato passou a ganhar força nas redes sociais, vários sites passaram a noticiar a existência da versão de Snyder, atores coadjuvantes do longa começaram a confirmar a existência de muitas cenas cortadas, até que os principais atores do longa como Jason Momoa (Aquaman) e Ray Fisher (Cyborg) confirmaram a existência do corte de Snyder.
Em novembro de 2019 era claro que a Liga da Justiça de Snyder era real, e seria questão de tempo até que a Warner Bros. viesse a se pronunciar, já que seus principais atores estavam se manifestando a favor do Snyder Cut.
#ReleaseTheSnyderCut pic.twitter.com/wssMmlPqEK
— Gal Gadot (@GalGadot) November 17, 2019
Para entender o motivo da campanha Release The Snyder Cut, listamos as principais diferenças entre a versão de Joss Whedon e Zack Snyder:
Darkseid e o futuro da Liga da Justiça
Zack Snyder tinha em mente uma trilogia envolvendo a Liga da Justiça. O primeiro filme mostraria um vislumbre de Darkseid ao final do longa, levando a equipe de heróis a buscar a guerra contra o déspota em Apokolips.
A equipe seria derrotada no segundo filme e o futuro visto pro Bruce em um sonho se tornaria realidade. O terceiro filme traria esse futuro apocalíptico, e a solução seria enviar Flash em uma viagem ao passado para alertar Bruce sobre esse futuro, revelando que Lois é a chave para salvação.
Ainda que abordado de maneira diferente no longa de Joss Whedon, a versão original mostraria Lois sendo morta e o Superman sucumbindo aos poderes da equação antivida de Darkseid, criando o futuro sombrio visto por Bruce.
A versão de Whedon também abdicou do uso de Darkseid, apenas citando o tirano no longa. A forma com que Lois foi introduzida em cena para acalmar Superman após a volta da morte também provocou a ira dos fãs, ao criar uma cena de humor forçado envolvendo Batman.
Elenco coadjuvante
A versão de Snyder apresentaria outros importantes personagens da DC. Mera (Amber Heard) teria uma participação maior, assim como seríamos apresentados a Vulko (Willem Dafoe), o mentor de Aquaman.
O longa ainda apresentaria Iris West (Kiersey Clemons), o amor de Barry Allen. Liga da Justiça ainda apresentaria o doutor Ryan Choi nos laboratórios Star Labs, ao lado de Silas Stone. Para quem não sabe, Choi é o alter-ego do herói Eléktron. Provavelmente o personagem apareceria apenas como o cientista, mas seria uma semente plantada para uma futura aparição no DCEU.
Todas as participações foram cortadas por Whedon em sua versão, talvez até mesmo para entregar um filme mais enxuto e coeso a seu modo.
Amazonas
As Amazonas da ilha de Themyscira tiveram uma participação na versão de Joss Whedon, mas segundo a atriz Connie Nielsen, que interpreta a rainha Hipólita, outras cenas das amazonas foram cortadas do longa.
A atriz comentou inclusive sobre uma cena de ação que participou e acabou de fora: “Treinei literalmente por semanas para conseguir fazer os movimentos e aí eles não colocaram”. Segundo a atriz, ela filmou várias cenas com a direção de Snyder que acabaram de fora do corte de Joss Whedon.
Mulher-Maravilha matando o Lobo da Estepe
Chegamos a uma das maiores diferenças entre as versões de Whedon e Snyder. Na batalha final vista em Liga da Justiça, o Lobo da Estepe (Ciarán Hinds) é confrontado por Superman e demais heróis, sendo atacado pelos Parademônios após sentir medo dos heróis. Um portal se abre e o vilão é “sugado” para outro local, provavelmente Apokolips.
Na versão de Snyder, o vilão teria sua cabeça decepada pela Mulher-Maravilha, o diretor chegou a postar uma arte do momento em seu perfil na rede social Vero:
O protagonismo de Cyborg
Outro personagem com protagonismo reduzido no longa de Joss Whedon foi Victor Stone, o Cyborg (Ray Fisher). Toda a trama revelando a origem do herói foi excluída do filme, restando-lhe algumas cenas de destaque ao lado dos heróis.
Na versão de Zack Snyder, veríamos o passado de Victor como jogador de futebol americano, além do acidente que causou a destruição de seu corpo e a morte de sua mãe. Como visto nas imagens divulgadas por Snyder, Joss Whedon excluiu do longa até mesmo uma luta contra o Lobo da Estepe e um momento envolvendo Victor e uma Caixa Materna, que apresentaria ao herói uma alucinação envolvendo sua família.
Nas redes sociais, Snyder fez questão de frisar que o personagem tinha várias cenas emocionantes no longa, colocando-o como um dos pilares da Liga da Justiça.
O traje preto de Superman
Um dos momentos mais esperados pelos fãs após a morte de Clark em Batman vs Superman, era a sua volta com o uniforme preto. Zack Snyder chegou a filmar cenas de Henry Cavill com o uniforme, numa clara referência ao arco das HQs A Morte do Superman.
Joss Whedon não aproveitou a cena e, quando o herói voltou à ativa, estava com o tradicional uniforme azul e vermelho. Snyder compartilhou na rede social Vero uma imagem de Cavill com o uniforme e a legenda “meu Superman”.
Caçador de Marte
Uma das teorias formuladas por fãs em O Homem de Aço se provou verdadeira. O General Swanwick (Harry Lenix) era na verdade o querido marciano J’onn J’onzz, o Caçador de Marte.
O fato de o personagem não se intimidar com a presença dos kryptonianos e parecer sempre saber de algo a mais, o credenciavam ao papel do marciano da Liga da Justiça. Snyder revelou através das redes sociais que a cena que revelaria a verdadeira identidade do personagem ainda seria filmada, mas acabou se desligando do projeto antes que isso se realizasse.
Joss Whedon não aproveitou o personagem na Liga da Justiça, e agora teremos que aguardar pelo Snyder Cut para saber se veremos a transformação do personagem no longa.
Confira algumas imagens reveladas por Zack Snyder em seu perfil na rede social Vero:
Snyder Cut: o que sabemos até agora
Com a confirmação do lançamento do Snyder Cut no HBO Max, ainda restam dúvidas sobre o projeto. Mas reunimos aqui algumas informações confirmadas sobre o longa, confira:
A razão do lançamento
Jason Killar, presidente da WarnerMedia se pronunciou em seu Twitter revelando o motivo por trás do lançamento do Snyder Cut:
“Eu (e a equipe da WarnerMedia) ficamos muito impressionados – e tocados – pela paixão exibida pela base de fãs do #ReleaseTheSnyderCut. Histórias importam. Contadores de histórias importam. Estou empolgado por Zack Snyder e a equipe que trará essa história à todos nós, fãs. Grande dia!”
I (and the @WarnerMedia team) have been so impressed – and moved – by the passion exhibited by the #releasethesyndercut fan base. Stories matter, storytellers matter. Am thrilled for @ZackSnyder and the team that will be bringing this story to all of us as fans. What a great day. pic.twitter.com/mLEvWjB75z
— Jason Kilar (@jasonkilar) May 20, 2020
Orçamento
O filme contará com um orçamento extra que pode variar de US$ 20 a US$ 30 milhões. Esse valor será investido em efeitos visuais, trilha sonora e gravação de vozes adicionais.
Filmagens adicionais
Segundo Umberto Gonzalez, o jornalista do TheWrap que foi um dos primeiros a cravar o lançamento do Snyder Cut, a HBO Max não permitiu que o longa tenha filmagens adicionais.
Data de lançamento
Tudo o que se sabe sobre o lançamento do Snyder Cut é que ele ocorrerá em 2021, mas ainda não há data prevista. Com o lançamento do longa The Batman, dirigido por Matt Reeves, agendado para outubro de 2021, é seguro afirmar que o corte de Zack Snyder chegará a plataforma HBO Max antes desta data.
Trailer
O longa ganhará um trailer para divulgar o lançamento na plataforma, e Zack Snyder já trabalha no material. Ao ser perguntado por um fã na rede social Vero se trabalhava em algo do tipo, o diretor respondeu com um emoji indicando que o lançamento pode ocorrer em breve.
Com o lançamento da plataforma HBO Max marcada para o dia 27 de maio nos Estados Unidos, não seria nada absurdo aguardar por um trailer nos próximos dias. O diretor poderia inclusive utilizar parte do material gravado e não aproveitado para o lançamento do trailer.
Lobo da Estepe
Uma das grandes críticas ao longa Liga da Justiça estão relacionadas ao design do Lobo da Estepe. Um fã questionou Snyder se veríamos a versão original do Lobo da Estepe criada por Snyder e a resposta foi animadora:
Confira abaixo a versão apresentada no longa de Joss Whedon e a arte conceitual do personagem que seria apresentado na versão de Zack Snyder:
Ponto final
Com o lançamento do Snyder Cut, muitos fãs começaram a questionar se esse poderia ser um recomeço de Zack Snyder no DCEU e como isso poderia impactar no futuro da franquia. Mas segundo o jornalista Umberto Gonzalez do The Wrap, a resposta é “não”.
O jornalista foi um dos primeiros a cravar o lançamento da nova versão de Liga da Justiça no HBO Max é o encerramento do ciclo de Snyder no DCEU: “Este filme é basicamente um e pronto. Isso é para fechar um ciclo e a história. Talvez não toda a história, já que ele [Snyder] tinha planejado três filmes. Mas este universo do Snyder, vou chamar dessa forma, termina com o SnyderCut. Não espere derivados para o Batman com o Ben Affleck, nem nada disso”.
A informação faz sentido, ainda mais se levarmos em consideração que o filme do Flash deverá adaptar o arco Flashpoint para corrigir algumas arestas do universo cinematográfico da DC e trazer o Batman de Robert Pattinson para este universo.
As dúvidas levantadas pelo Snyder Cut
O lançamento do Snyder Cut no HBO Max responde muitas perguntas, mas também cria outras novas. Relatamos aqui algumas dúvidas que pairam sobre o projeto e que só serão respondidas após seu lançamento.
Formato de exibição
O Snyder Cut contará com uma duração superior a 4 horas. Este é um fato consumado até mesmo pelo diretor que chegou a confirmar a duração de suas gravações algumas vezes nas redes sociais.
Segundo o Hollywood Reporter, ainda não está definido se o projeto será lançado no HBO Max como um longa metragem ou como uma minissérie dividida em seis episódios. Atualmente, o diretor trabalha com a equipe de pós-produção finalizando os efeitos especiais de sua versão, mas promete surpreender: “Será algo totalmente novo, especialmente para aqueles que já viram o filme. Será uma experiência diferente daquela versão, que tem provavelmente um quarto do que eu fiz”.
Fato é que depois de toda a campanha dos fãs, será no mínimo frustrante se os espectadores tiverem que acompanhar o lançamento de maneira picotada.
Caçador de Marte
Agora que sabemos que o personagem do ator Harry Lenix é na verdade o Caçador de Marte, veremos a forma marciana do personagem no longa? O diretor respondeu a uma postagem do ator nas redes sociais afirmando apenas que o Caçador estaria “olhando por todos eles”.
Exterminador
A versão da Liga da Justiça de Joss Whedon conta com uma cena pós-créditos que reúne Lex Luthor e Slade Wilson, o Exterminador. Na cena, Lex propõe a Slade a criação de sua própria Liga do Mal.
Mas ao que tudo indica, a cena pós-créditos da versão de Snyder pode ser um pouco diferente. Tão logo foi anunciado o lançamento do corte no HBO Max, o ator Joe Manganiello fez um comentário no Twitter dando a entender que existe uma cena pós-créditos envolvendo uma luta entre o mercenário e Batman, será que veremos essa cena?
The original end credit scene…
⚔️ 🦇 💀 https://t.co/ZT76RG15w0— JOE MANGANIELLO (@JoeManganiello) May 20, 2020
Supergirl
Em sua live que resultou no anúncio do Snyder Cut, Zack Snyder confirmou que tinha planos de apresentar a Supergirl no DCEU: “Conforme íamos em frente, sempre foi minha intenção expandir esse universo e continuar a trazer mais e mais da família. Ela certamente se encaixa nessa categoria. E certamente, a ideia de um filme solo da Supergirl é legal. Não tenho um roteiro nem nada do tipo em mente, mas seria incrível de se ver.”
Um filme da heroína estava em produção, era esperado que a personagem carregasse o manto de Krypton temporariamente nos cinemas, mas o lançamento da Liga da Justiça de Snyder e a possível reaproximação entre Warner e Henry Cavill pode colocar esse filme no limbo. Resta saber se Zack Snyder apresentará algum easter egg ou estará envolvido em uma futura produção da heroína.
Futuro
Zack Snyder deu inúmeras declarações sobre sua versão de Liga da Justiça. Se tudo (ou parte) do que ele falou for mostrado em sua versão do filme, resta saber como isso poderá impactar em outros longas do DCEU. É sabido que veremos Darkseid no longa, porém isso irá interferir no longa Novos Deuses, dirigido por Ava DuVernay e que contará com a presença do tirano de Apokolips?
Segundo consta, outros Lanternas Verdes apareceriam no longa. Em 2018, o novato ator Sam Benjamim deu uma entrevista afirmando que todo o seu arco foi retirado do longa, e isso representava algo em torno de 20 a 30 minutos de exibição. O ator agradeceu o lançamento do Snyder Cut no Twitter, e fãs teorizam na internet que na verdade o ator possa ter interpretado um Lanterna Verde. Se isso for real, como impactará no futuro filme da Tropa dos Lanternas Verdes ou na série Lanterna Verde que será produzida pelo HBO Max?
São inúmeras perguntas que serão respondidas apenas em 2021, com o lançamento do Snyder Cut.
E você, o que você espera de Liga da Justiça | Snyder Cut? Conte para nós nos comentários.
Quer saber mais sobre cinema? Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Deixe um comentário