Os fãs do Homem-Aranha foram pegos de surpresa essa manhã! E diferente da bomba que entristeceu os entusiastas do Universo Cinematográfico Marvel semanas atrás, hoje os fãs tiveram motivos de sobra para comemorar.
Tudo isso porque a Sony e a Marvel Studios/Disney anunciam a renovação da parceria que permitia que o personagem fizesse parte do Universo Marvel nos cinemas.
Para entender o imbróglio: o acordo anterior previa que a Marvel tinha direito a 5% da bilheteria dos filmes do Homem-Aranha, sem investir na produção dos longas e “emprestando” Kevin Feige para atuar como produtor, dando um direcionamento criativo para a história do personagem. Com Homem-Aranha: Longe de Casa alcançando a marca de US$ 1 bi nas bilheterias, a Marvel/Disney resolveu que para que o personagem continuasse no chamado Universo Marvel, gostaria de dividir a bilheteria e custo de produção dos futuros longas, arcando com 50% e obtendo 50% da renda de bilheteria. A Sony negou e as empresas anunciaram que o personagem não voltaria a aparecer no Universo Cinematográfico Marvel.
Porém, as conversas continuaram e na manhã dessa sexta-feira Kevin Feige e a Sony vieram a público para acalmar os fãs e divulgar a notícia da renovação da parceria.
Segundo a Variety, o novo acordo prevê um novo filme solo do Homem-Aranha e a participação em outro filme do Universo Marvel. A matéria cita ainda que o novo acordo prevê que a Marvel/Disney embolsará 25% da bilheteria do filme solo do personagem, além de manter os lucros com merchandising ligados ao personagem.
O terceiro filme do Homem-Aranha no Universo Marvel também ganhou data de estreia: 16 de julho de 2021. O filme será produzido por Kevin Feige (Marvel Studios) e Amy Pascal (Sony Pictures), além de contar com a volta do diretor Jon Watts e do elenco original.
Kevin Feige falou sobre o acordo: “Estou emocionado que a jornada do Aranha no MCU vai continuar. Eu e todos nós da Marvel Studios estamos muito empolgados com o fato de continuarmos trabalhando nela. O Homem-Aranha é um ícone poderoso e um herói cuja história se relaciona com todas as idades e públicos ao redor do mundo. Ele também é o único herói com o super-poder de atravessar universos cinematográficos, já que a Sony continua desenvolvendo seu próprio universo do Aranha e nunca se sabe quais surpresas o futuro pode trazer.”
A fala de Kevin Feige dá a entender que a partir de agora a Sony está autorizada a utilizar o Homem-Aranha de Tom Holland em seu próprio universo cinematográfico com filmes como Venom 2 e Morbius.
A produtora Amy Pascal também falou sobre o acordo entre Sony e Marvel: “Isso é fantástico. A história de Peter Parker deu uma reviravolta dramática em Longe de Casa e eu não poderia estar mais feliz. Todos trabalharemos juntos, pois sabemos até onde a jornada dele vai. Esta foi uma parceria vencedora para os estúdios, para a franquia e para os fãs, e estou muito feliz por continuar.”
É interessante notar como ambos os produtores falaram sobre o acordo em tons de mistério, é difícil saber se o acordo será renovado e se serão produzidos novos filmes do personagem dentro do MCU, trazendo inclusive personagens como Venom para o MCU ou se trata de uma despedida.
No caso de tratar-se de uma despedida, parece que ambos os estúdios parecem saber para onde o personagem deve caminhar, criando o caminho para uma despedida do Universo Marvel e preparando sua chegada ao Universo Marvel da Sony.
Confira a nossa crítica de Homem-Aranha: Longe de Casa.
Deixe um comentário