Curitiba receberá um painel para comemorar os 30 anos de Jaspion e Changeman no Brasil, durante a segunda edição da Geek City. O painel trará os bastidores da chegada das séries ao Brasil, contando curiosidades e despertando a nostalgia dos fãs mais fervorosos das séries.
Jaspion e Changeman foram trazidos ao Brasil nos anos 80 por Toshihiko Egashira, dono da locadora Everest Vídeo em São Paulo, que ao perceber o interesse de seus clientes pelos super-heróis da televisão japonesa, foi ao Japão e adquiriu os direitos de ambos as séries. Os programas logo se popularizam no país através da extinta TV Manchete.
Tudo começou no início dos anos 80, quando Toshihiko Egashira, dono de uma vídeo-locadora no bairro da Liberdade em São Paulo, ao ver seus clientes se apaixonarem pelo super-heróis da televisão japonesa, embarcou para o Japão, com a cara e a coragem, e voltou para o Brasil com os direitos das séries “Jaspion” e “Changeman” na bagagem. Não é preciso dizer que a série logo se popularizou pelo Brasil e ainda permanece no imaginário de vários brasileiros.
Toshihiko Egashira ainda foi responsável pela vinda de outras séries japonesas ao Brasil, como Flashman, Black Kamen Rider, Spielvan e Maskman. Nos anos 90, Toshi vendeu a Everest Vídeo e fundou a Tikara Filmes, através da qual licenciou as séries Winspector, Solbrain, Patrine, Kamen Rider Black RX e os animes Shurato e Yu Yu Hakusho.
O painel ainda contará com a presença de Danilo Modolo, criador do canal TokuDoc, referência para os fãs de Tokusatsu. No painel os fãs poderão reviver momentos da infância com uma exibição de materiais exclusivos, que vão desde os produtos (brinquedos, máscaras, camisetas, discos) lançados na época até alguns capacetes originais utilizados nas séries tokusatsu dos anos 80.
A Geek City 2018 acontece nos dias 31 de agosto e 01 e 02 de setembro, no Expo Renault Barigui em Curitiba/PR. Os ingressos já estão disponíveis, e a novidade para este ano é que quem adquirir o passaporte para os três dias do evento receberá uma credencial exclusiva e colecionável.
Quer saber mais sobre a Geek City?
Deixe um comentário