Entre a noite de quinta-feira e a manhã desta sexta (14), a internet foi tomada por um desses boatos que deixam as pessoas de cabelo em pé. Annabelle, a boneca demoníaca do universo de Invocação do Mal, que existe de fato na vida real, teria fugido de onde está enclausurada, lá mesmo no Museu do Oculto da família Warren. O assunto ganhou repercussão e logo surgiram as notícias de que tudo não passava de boato (ufa!).
É difícil imaginar quando e onde o boato teria se iniciado. Desde que se tornou uma “estrela” dos filmes de terror, Annabelle tem despertado a curiosidade de pessoas de todos os lugares, e a fama mundial tem contribuído para gerar histórias e mais histórias sobre ela. Fala-se até mesmo que, quando Lorraine Warren morreu, em abril de 2019, ela teria se mexido dentro do casulo de vidro no qual se encontra.
Toda essa narrativa, apontam sites de notícia do mundo todo, é reforçada por um vídeo lançado pela New Line Cinema, de 2 de agosto de 2020, no qual a boneca aparece toda entediada pela quarentena e aproveita os estúdios livres para sair por aí dar um passeio. Confira:
Histórias que envolvem o sobrenatural não são nenhuma novidade no nosso mundo, tanto que a tradição oral de diversos povos (ou seja, muito antes de qualquer rede eletrônica de transmissão) conta com essas narrativas. Em cada época elas serviram a um propósito, fosse o de manter as pessoas longe de determinados locais, como uma floresta perigosa, fosse para controlar um grupo de acordo com certos interesses.
O que nos leva a uma resposta muito simples para a questão inicial: a suposta fuga de Annabelle, e o fato de logo em seguida tudo ter sido desmentido, só pode ter relação com uma estratégia de marketing da empresa, algo que ainda não foi confirmado (mas, se não foi intencional, ficou parecendo muito que sim). E os números vão ao encontro dessa constatação: o vídeo tinha, até o momento da publicação deste texto, 200 mil visualizações (algo que deve crescer bastante nas próximas horas). Temos que reconhecer que é sempre uma estratégia eficiente.
De todo modo, é muito divertido ver como as empresas têm quebrado, não só a quarta, mas todas as paredes para estabelecer uma relação mais próxima com o público. Tivemos casos desses “boatos publicitários” no Brasil, como de Claudia Leitte que teria deixado de lado seu sobrenome, ou de Luan Santana cantando heavy metal. Tudo isso gera o famoso engajamento e coloca a empresa em evidência, inclusive em meios que antes não eram destinados a elas, como o noticiário.
O caso de Annabelle é também mais curioso, porque tem muita relação com o contexto atual, sendo potencializado por esta pandemia. Tantas notícias ruins surgem todos os dias que nada mais poderia surpreender negativamente, exceto talvez um objeto possuído andando por aí com as próprias pernas. Então, a noticia é quase catártica desse ponto de vista, pois adiciona um conflito novo a uma realidade já quase sem reviravoltas intensas.
Outra coisa que a notícia nos desperta é a saudade dos cinemas e tudo que isso acarreta. Como já apontamos aqui, as estimativas são de 40% menos lucro do que no ano passado, e quanto mais a pandemia durar, pior vai ser esse índice. Não é algo que vai fazer os estúdios falirem, até porque muitos deles estão lançando suas produções em plataformas de streaming (ou até lançando o próprio serviço de streaming), mas é algo que preocupa os acionistas, e eles com certeza querem muito gerar tal rebuliço em cima de suas marcas.
Como uma das franquias de maior sucesso atualmente, Invocação do Mal está com diversos projetos parados por conta da pandemia. Inclusive, o terceiro filme da franquia principal teve sua data de estreia adiada em um ano (de setembro de 2020 para setembro de 2021). Agora, portanto, é um ótimo momento para lembrar os fãs que a franquia está viva, e nada melhor que sua personagem mais famosa para isso.
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