Os fãs do Coldplay se viram em maus bocados essa semana. Após ter anunciado uma turnê no país para 2022 e ter adiado os shows para março de 2023, o Coldplay anunciou em 17 de outubro, um show extra em Curitiba para 21 de março de 2023. Com os ingressos dos outros oito shows no país esgotados, os fãs viram na data extra a oportunidade de prestigiar o show da banda, que também se apresentou no Rock in Rio 2022.
A Livenation (produtora da turnê do Coldplay no Brasil) e o Eventim (site responsável pela venda dos ingressos) agendaram o início das vendas online para o dia 20 de outubro às 10h e a venda presencial a partir das 11h, no Estádio Couto Pereira (local da apresentação).
Ocorre que os ingressos esgotaram rapidamente minutos após o início das vendas online, frustrando fãs que estavam na fila virtual para a compra dos ingressos. Isso acabou afetando também a venda dos ingressos físicos, a fila que dobrava quarteirões com pessoas que passaram mais de 24 horas no aguardo da abertura da bilheteria e também ficaram sem ingressos.
Com o esgotamento dos ingressos para o show, o Coldplay anunciou uma data extra em Curitiba para 22 de março de 2023. A venda dos ingressos para a data extra foi agendada para o próximo dia, 21 de outubro, novamente com as vendas online se iniciando às 10h e a venda presencial a partir das 11h.
É aí que as coisas começam a se complicar!
Um show extra foi anunciado com vendas agendadas para o próximo dia, irritando os fãs que estavam na fila há mais de 24 horas e ficaram sem ingressos para a primeira data e consideravam que deveriam ter prioridade para a compra de ingressos do show extra.
No dia 21, o problema se repetiu. As vendas online se iniciaram às 10h e em menos de dez minutos os ingressos já estavam esgotados no site. Inúmeros fãs relataram que conseguiam selecionar os ingressos no site da Eventim, mas ao prosseguir para pagamento a ação era cancelada com a alegação que os ingressos não estavam mais disponíveis. Confira imagens abaixo:
A reclamação dos fãs do Coldplay ganha ainda mais peso ao nos depararmos com perfis em redes sociais alegando serem “vendedores autorizados” da Eventim, inclusive citando o próprio perfil da empresa. O perfil cujo dono se intitula “Nelilton” ainda oferece a venda de carteirinhas de estudante para quem deseja utilizar a meia-entrada. Vale ressaltar que a prática configura crime, já que todo estudante, idoso ou doador de sangue tem o direito a meia-entrada sob a apresentação de documentos oficiais e que são obtidos de maneira gratuita.
No Instagram é possível encontrar inúmeros perfis que alegam serem vendedores de ingressos da Eventim e estão comercializando ingressos para todos os shows do Coldplay no país, resta saber como um grupo tão pequeno de pessoas consegue ter acesso a tantos ingressos para toda a turnê da banda no Brasil.
No Facebook, os relatos são parecidos. Grupos de vendas de ingressos específicos para a turnê do Coldplay no Brasil foram criados e milhares de usuários buscam a compra de ingresso para um dos shows da banda. O ambiente se tornou propício também para a aplicação de golpes.
Devido ao fato de grande parte dos ingressos serem digitais, isso não impede que a pessoa venda o mesmo ingresso para inúmeros compradores. Dessa forma, somente o primeiro que chegar ao show com o ingresso conseguirá entrar, os demais ficarão no prejuízo. Os próprios administradores do grupo alertam e dão dicas para as pessoas não caírem em golpes:
Nós entramos em contato com a Eventim e com a Livenation para solicitar esclarecimentos a respeito dos problemas enfrentados pelos fãs.
A Livenation não possui página de contato no site voltado para a América Latina, tampouco telefone para contato. Para conseguir enviar nossos questionamentos, tivemos que acessar o site global da empresa e enviar a mensagem, alertando que o caso é voltado para os shows que serão realizados no Brasil.
Já a Eventim também não possui telefone ou e-mail de contato em seu site, entramos em contato através do formulário de atendimento ao cliente, recebendo um número de chamado para acompanhar a resolução do caso.
Também entramos em contato com as duas empresas através das redes sociais. Segue nosso questionamento a respeito da venda de ingressos para os shows do Coldplay:
- Como é possível que apenas 3 ou 4 minutos após o início das vendas que os ingressos estejam esgotados?
- Como uma pessoa que ficou na fila virtual desde o início e foi redirecionada para as opções de compra não consegue comprar o ingresso, se já estava na fila?
- Qual é o critério adotado pela Eventim Brasil para selecionar quem conseguirá ou não comprar o ingresso, se todos estavam na fila virtual?
- Que providências a Eventim toma em relação a cambistas, tendo em vista que após os ingressos esgotarem em minutos, é possível ver pessoas de posse de inúmeros ingressos, realizando vendas através de redes sociais e cobrando até 3 ou 4 vezes o valor do ingresso?
- Que porcentagem da capacidade total de ingressos é disponibilizada pra venda online e para venda física?
- Que medidas a Eventim pretende adotar para que situações como essa não voltem a se repetir e que as pessoas que estavam na fila virtual tenham a garantia que conseguirão comprar seus ingressos?
Até o momento, não fomos respondidos por nenhuma das empresas.
É comum que um show como do Coldplay tenha seus ingressos esgotados rapidamente, mas é necessário também que as empresas envolvidas sejam claras com os seus clientes e adotem medidas que impeçam ou dificultem as ações de cambistas, para que protestos como esses não sejam necessários.
URGENTE CURITIBA AGORA
Ingressos para show de @coldplay em Curitiba se esgotam e fãs deitam no asfalto em forma de protesto
Vídeo/ Eduardo Matysiak pic.twitter.com/kjkwyKNfUJ
— Eduardo Matysiak (@EduardoMatysiak) October 21, 2022
Coldplay no Brasil
O Coldplay anunciou as datas remarcadas para março de 2023 de seus shows no Rio de Janeiro e São Paulo, que foram adiados. Em São Paulo, os shows serão transferidos do Allianz Parque para o Estádio do Morumbi devido à disponibilidade do local, e agora acontecerão nos dias 10, 11, 13, 14, 17 e 18 de março de 2023. Todos os ingressos para São Paulo continuam válidos, sem necessidade de trocá-los.
As informações sobre a localização de novos assentos serão enviadas diretamente por e-mail aos portadores de ingressos. Os shows no Rio de Janeiro permanecerão no Estádio Nilton Santos Engenhão, nas novas datas de 25 e 26 de março de 2023. Os ingressos adquiridos anteriormente serão válidos para as novas datas, não sendo necessária nenhuma ação dos portadores de ingressos.
Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o Coldplay se apresenta em Curitiba dias 21 e 22 de março de 2023.
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