Danilo Gentili é hoje um dos maiores nomes da televisão brasileira, e um dos mais polêmicos também. Ao abordar assuntos próximos da realidade como o politicamente correto, bullying, abuso infantil e um humor despretensioso em Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, ajudou a entregar um filme honesto, com uma história que tinha lá suas falhas de roteiro mas que ainda assim era divertido. A boa recepção do filme credenciou o humorista e apresentador a se arriscar mais com Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro, e ao arriscar-se mais, Danilo coloca sob sua cabeça uma vidraça que levará as primeiras pedradas.
Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro é um terror de comédia, o “terrir”, e ao trabalhar com o sobrenatural abre inúmeras possibilidades de desenvolvimento para a trama, e esse é o maior problema do filme já que ele fica dando voltas em piadas batidas do início ao fim na tentativa de se aproveitar da vocação do quarteto principal.
Danilo Gentili, Leo Lins, Murilo Couto e Dani Calabresa são youtubers responsáveis por uma empresa que elucida casos sobrenaturais, ou ao menos tenta, já que todos os casos e vídeos são armações forjadas pela equipe. Em uma referência direta aos Caça-Fantasmas, a equipe se vê em uma situação financeira complicada, e recebem uma ligação que poderá salvar a saúde financeira da empresa: exterminar a loira do banheiro que está assombrando os alunos de uma escola.
É a chance de ouro da equipe para criar uma nova farsa e levantar seu canal no YouTube. O que eles não contavam é que se tratava de uma ameaça real. Dado os elementos para desenrolar da trama, o filme se desenvolve até certo ponto com suas piadas sem comprometer a história, utilizando-se de táticas de terror eficazes para pregar alguns sustos e referenciar outros filmes e personalidades da internet.
Ao se assumir como uma paródia no melhor estilo Todo Mundo em Pânico, o filme poderia explorar a desconstrução das personas de seus principais intérpretes, mas o que se vê é uma trava que não permite a autodepreciação dos seus protagonistas, como numa forma de preservar suas imagens. A exceção é Gentili que busca até forçadamente parecer o mais politicamente incorreto possível, propiciando uma das cenas mais trash e vergonhosas do cinema brasileiro.
Para piorar a situação, o filme sofre com a quantidade de personagens que se eliminados da história não fariam falta alguma, servindo apenas para falar com o espectador e desculpar-se pelas falhas de roteiro rindo de si mesmo.
Ao não se assumir como trash, gore ou o que seja, Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro torna-se um filme sem identidade com piadas incessantes cujo maior mérito é fugir do padrão da comédia nacional, mesmo que para isso apresente duas ou três cenas que miram no nonsense mas acertam em cheio na vergonha alheia.
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