The Undoing é a mais nova minissérie da HBO, sucesso de audiência e muito comentada nos últimos tempos. Mas é claro que não poderia ser diferente, sendo estrelada pela maravilhosa Nicole Kidman e Hugh Grant, protagonistas de peso. São 6 episódios, que prometem muito drama, alguns clichês relacionados à traição e suspense. Mas será que achamos a série tão boa assim? SEM SPOILERS PARA VOCÊS.
Baseada no livro You Should Have Known (2014), de Jean Hanff Korelitz, The Undoing conta a história de Grace Frase (Nicole Kidman), esposa de Jonathan Sachs (Hugh Grant) e mãe de Henry, formando uma família perfeita da alta sociedade de Nova York. Ela é uma terapeuta renomada, e o marido, cirurgião oncologista infantil. Esse quadro é quebrado quando ocorre a morte violenta de Elena Alves (Matilda de Angelis), expondo a traição de Jonathan e possivelmente sua culpa pelo assassinato, já que ele era amante dessa artista plástica.
O showrunner de The Undoing também já é bem conhecido, David E. Kelley, responsável também por Big Little Lies e que demonstra em todas as suas produções qualidades técnicas e narrativas. É o que vemos nessa série, com uma fotografia impecável, meio sombria, realçando o suspense por trás da história do assassinato e o futuro incerto da família protagonista. Nova York ganha um aspecto esfumaçado que condiz com os pensamentos de Grace, que apesar de ser especialista em conhecer a mente das pessoas, parece desconhecer a de seu próprio marido.
Outro aspecto técnico de The Undoing que é necessário ser mencionado é o vestuário, especialmente da protagonista, com figurinos assinados por Signe Sejlund. É impossível não notar os casacos usados por Nicole Kidman e todos os visuais da série, que acabaram invadindo a internet sobre o assunto. Todas as roupas vão trazer de maneira clara o papel de cada personagem na sociedade e seus próprios sentimentos ao longo da série.
Porém, de tudo que temos a dizer de The Undoing, o principal, definitivamente, é sobre a dificuldade de falar sobre a série sem dar spoilers sobre o que vai acontecer – o que deveria ser uma característica de todas essas séries de suspense e assassinato, mas aqui ganha um grau a mais.
The Undoing trabalha com reviravoltas do começo ao fim, com você pensando o tempo todo: quem será o assassino? Parece que o mistério nunca será revelado. Se no início você tem certeza de que Jonathan é o verdadeiro culpado, lá pelo meio dos episódios, essa certeza vai desaparecendo, de tão bom que é o trabalho da advogada Haley Fitzgerald (Noma Dumezweni). O espectador é manipulado sem piedade a percorrer todos os personagens e suas histórias, para saber se nenhum deles é o verdadeiro culpado.
Ao mesmo tempo, Jonathan seduz, não apenas o júri, como a nós mesmos, diante de seus olhos azuis e a cara de bom moço de Hugh Grant, deixando claro mais um aspecto que a minissérie faz questão de expor: o privilégio que pessoas ricas e brancas têm, mesmo sendo culpadas de crimes atrozes, em especial, sendo um homem. O vilão da história é desconstruído pouco a pouco e o espectador se pega acreditando em sua inocência.
Nós, em nosso humilde lugar, nos pegamos suspeitando de Grace, será que ela mataria a amante do marido? Ou Fernando (Ismael Cruz Cordova), o marido traído, poderia ser ele o assassino? The Undoing não quer que você permaneça com a resposta óbvia, o intuito é de desconstruir nossas expectativas do primeiro ao último episódio.
A conclusão a que chegamos não poderia ser outra, The Undoing é uma série quase impossível de ser explicada sem dar com a língua nos dentes sobre o culpado, mesmo porque ela chega a causar inúmeras revoltas, seja pelo caso de assassinato cruel, explorado em imagens, seja pelo próprio enredo ou desfecho que ele ganha. Ao mesmo tempo, a minissérie explora nossas próprias crenças, preconceitos e o que achamos que é verdade, que também pode acabar sendo mesmo que não saibamos. E sem falar mais, porém dando algumas dicas, deixo aqui essa crítica com uma pitada de “vale a pena descobrir”, desconstruindo o que você acha que sabe, inclusive para você que acreditou que a gente não gostou dessa série.
Quer saber mais sobre séries? Inscreva-se em nosso canal do YouTube.
Deixe um comentário