Os fãs de The Office que estão com saudades de Steve Carell, podem agora revê-lo em Space Force, a nova série da Netflix. Porém, talvez eles estranhem um pouquinho o humor representado, que nada tem a ver com a comédia em formato de documentário.
Space Force foi criada por Greg Daniels e Steve Carell, com a direção de Daian Reid, Paul King e Tom Marshall e conta a história do início desse ramo das forças armadas norte-americanas, que de fato foi criada pelo presidente Trump em 2019. O General Mark R. Naird (Steve Carell) é promovido ao comando do setor, mesmo sonhando, na realidade, em ser o chefe das Forças Armadas.
Além dos problemas da Space Force, que deve chegar (novamente) até a Lua, Naird ainda precisa enfrentar seus problemas pessoais, como a esposa que foi presa e não é revelado o motivo, e a filha adolescente, que tem problemas para arranjar amigos e se dar bem na escola nova no Colorado, para onde a família é obrigada a se mudar.
Os coadjuvantes da série também dão o ar da graça, com suas atuações. Para auxiliar Naird em seu cargo temos a participação de Dr. Adrian Mallory (John Malkovich), um cientista muito irônico, que faz de tudo para evitar a militarização do espaço, mesmo tendo que, muitas vezes, ajudar o General, com suas questões militares. Don Lake é o personagem Brad Gregor, um dos mais engraçados da trama, um general condecorado com uma estrela que faz o papel do atrapalhado secretário de Naird.
Jimmy O. Yang é o especialista de controle Dr. Chang Kaifang e Ben Schwartz é o F**kTony, que é o gerente de mídia, que lembra muito o seu outro papel, como Jean-Ralphio, de Parks and Recreation. Para completar o elenco temos a maravilhosa Tawny Newsome como a comandante Angela Ali, que pilota o helicóptero de Naird, mas sonha em ser astronauta.
A comédia de Space Force, por sua vez, está muito mais centrada na figura do presidente, no caso o próprio Trump, que é citado, sem ser citado diretamente. Logo no início percebemos que a comunicação ocorre através de tweets, principalmente quando ele publica a frase “Boobs on the Moon” (traduzido livremente como “peitos na Lua”), quando na realidade queria ter digitado “Boots on the Moon” (botas na lua).
Algumas situações são, de fato, ridículas, como é de se esperar do estilo de série. Temos o exemplo do treinamento com armas de borracha e um chimpanzé no espaço que deve arrumar a própria nave e que se alimenta de um cachorro, seu companheiro de viagem. Mas também temos uma comédia com piscadelas para o seu espectador, satirizando alguns políticos democratas conhecidos, como a personagem Nancy Pelosi, uma cópia da congressista Pitosi e a personagem Anabela Ysidro-Campos que representa a deputada Alexandra Ocasio-Cortez.
Outras críticas, em Space Force, são evidentes, como os bilionários que fazem contratos com o governo, mesmo sem poder entregar nada de qualidade e o quanto as pessoas estão viciadas em mídias sociais, mesmo se tratando de problemas políticos maiores.
Não existe precisão científica na série, mas de novo, ela não tem pretensão alguma de divulgar a ciência de maneira exata. Uma das críticas foi de terem colocado as plataformas de lançamento no Colorado, por exemplo. Percebemos também que os lançamentos são decididos em última hora e mesmo assim funcionam.
Steve Carell, por sua vez, faz em Space Force um papel bem diferente de Michael Scott, com um humor mais elegante e sutil. A comédia não é idiota, e os personagens são todos muito bons em suas áreas de atuação. Existe até mesmo um certo drama, cada um tem seus problemas pessoais e fraquezas claras, tornando as piadas um pouco mais escassas em alguns momentos.
No fim, você passa a gostar do general e desejar que mesmo no seu próprio país existam mais militares assim, emotivos e sensatos – mesmo que estejamos caminhando em sentido inverso no Brasil. Steve Carell está muito bem no papel de Naird, e é capaz de demonstrar o lado sensível, solitário e os traumas de guerra do personagem, o que acaba sendo um artifício muito interessante e profundo, além da comédia por si só.
Space Force pode não ter agradado muitos os fãs de The Office, que esperavam um humor mais escrachado e nonsense, mas me agradou bastante por ser inteligente. A série não busca politizar ou trazer precisão científica, porém nos traz com leveza um pouco dos bastidores de uma exploração espacial e nos fazer rir também, algo que já é válido nesse momento de pandemia.
Você pode assistir a primeira temporada de Space Force na Netflix.
Confira o trailer da primeira temporada:
https://youtu.be/Au7rXMuzYQQ
E você, já viu Space Force? Comente aí e deixe sua sugestão.
Quer saber mais sobre séries? Inscreva-se em nosso canal do YouTube.
Deixe um comentário