Mais uma série de Ryan Murphy chega na Netflix, Ratched. Depois de produzir Pose, Hollywood e The Politician, quase ao mesmo tempo, o conhecidíssimo showrunner ataca novamente, dessa vez ao lado de Evan Romansky, para trazer a vida da enfermeira Mildred Ratched antes dos acontecimentos do filme Um Estranho no Ninho, de 1975, dirigido por Miloš Forman. E a série não podia ser mais “Ryan Murphy” do que ela já é, juntando suspense, horror, vestuários maravilhosos, cores chamativas e a década de 1940.
Tanto Um Estranho no Ninho como a série Ratched, são baseados no romance de Ken Kesey, publicado em 1962, porém no filme temos como protagonista Jack Nicholson, na pele de Randle Patrick McMurphy, que para fugir da prisão se passa por louco e é internado no hospital psiquiátrico, onde trabalha Mildred.
Ryan Murphy ainda dirige os dois primeiros episódios da primeira temporada, dividindo a tarefa com Nelson Cragg, que também trabalhou em Pose e American Horror Story, Michael Uppendahl, Jennifer Lynch, Daniel Minahan e Jessica Yu. No elenco temos a protagonista Sarah Paulson, além de Sharon Stone, Cynthia Nixon, Brandon Flynn, Amanda Plummer, Finn Wittrock, Judy Davis, Alice Englert e Corey Stoll.
Ratched conta a história de Mildred, desde a sua chegada para trabalhar no hospital psiquiátrico Lucia State Hospital, em 1947, até sua ascensão no cargo de enfermeira-líder. O hospital é comandado por um médico, Dr. Hanover (Jon Jon Briones), que faz diversos experimentos com os pacientes, ao lado da enfermeira Betsy Bucket (Judy Davis), que entra em conflito com a protagonista. Mildred por sua vez esconde um passado misterioso, nada se sabe sobre a sua vida. Ela é séria e decidida, disposta a tudo para conseguir o que quer, manipulando a todos.
Apesar de estar intimamente ligada com Um estranho no ninho, Ryan Murphy faz com que Ratched pareça uma história totalmente à parte. Mesmo Mildred não guarda grandes semelhanças com a personagem do filme: o que aquela tinha de minimalista, com poucas falas, na série é muito mais perversa e assustadora. Por outro lado, ela ainda não tem o penteado icônico dos dois chifres que vemos no filme, e em alguns momentos são flagrados instantes de compaixão com relação aos pacientes.
Em Ratched todos os atos da enfermeira do filme são explicados e sabemos, então, porque ela se tornou a pessoa que é retratada. Ela é tida ainda como um ícone dentre as grandes vilãs, a ponto de ter rendido um Oscar em 1975 para a atriz Louise Fletcher. As maldades do filme são muito mais psicológicas, calculadas e menos chocantes. Já na série vemos o passado dela, cheio de traumas, que justificariam suas atitudes. Sarah Paulson tem uma atuação magnífica e não deixa a desejar nenhum pouco nesse papel icônico.
Vale ressaltar também outras atrizes que estão magníficas em seus papéis, como Sharon Stone, que anda com um macaco no ombro para lá e para cá e é a mãe milionária de um filho perturbado. E Sophie Okonedo, que merecia até mesmo um destaque maior no seu papel, uma paciente esquizofrênica com múltiplas personalidades.
Outro ponto positivo é a fotografia magistral da série, extremamente agradável visualmente, uma estética com a assinatura costumeira de Ryan Murphy, com muitas cores fortes, figurinos chamativos, objetos e cenários cuidadosamente colocados, que retratam muito bem a época representada.
A trama de Ratched em si é muito teatral, também uma característica do diretor, e pode desagradar aqueles que preferem ações e histórias mais próximas de uma realidade conhecida. Para os fãs de Um estranho no ninho, a série pode ser desagradável também. Ela é muito mais gore e pesada e não se assemelha em nada com o filme. Porém, a ênfase dada a algumas questões da época merecem ser ditas.
Murphy acertou em trazer não apenas questões estéticas de 1940, como o racismo, o machismo e a homossexualidade, tratada como doença, na época. Nesse cenário, as mulheres tornam-se as grandes protagonistas e seu empoderamento é evidente.
Em resumo, Ratched não tem nada de prequel, apesar de parecer ser, de Um estranho no ninho, mas é uma série muito boa que merece ser assistida. Uma boa pedida para os fãs de Ryan Murphy.
Você pode conferir a primeira temporada de Ratched na Netflix.
Quer saber mais sobre séries? Inscreva-se em nosso canal do YouTube.
Deixe um comentário