A série Desejo Sombrio mal foi lançada na Netflix e já está entre as mais vistas. Mais uma vez o serviço de streaming parece ter acertado em cheio na temática mais buscada do público, que ama Cinquenta tons de cinza e 365 dias. Eu não começaria a ver essa série pelos meus gostos pessoais, mas logo que ela foi lançada eu sabia que, com esse título, ela só poderia ser um sucesso mesmo. Posso adiantar aqui que tive uma surpresa boa, já que nem tudo é o que parece, o que alerta a amiga morta da protagonista. Isso mesmo, morta.
Desejo sombrio tem como título original Oscuro Deseo, com um enredo cheio de dramas, suspense e romance, mas também muitas e muitas cenas de sexo, que faz com que muitas vezes você acredite estar assistindo uma série da HBO, ou um canal do pornô, e não da Netflix.
A série é produzida pela Argos Comunicación, no México e criada por Leticia López Margalli. O destaque de Desejo Sombrio é todo de Maite Perroni, eterna ex-RBD, que atraiu um grande número de fãs dessa série, interpretando a protagonista Alma Solares, e do maravilhoso Alejandro Speitzer, que aparece mais sem camisa do que vestido, como o personagem Darío Guerra.
Desejo Sombrio conta a história de Alma Solares, advogada, professora universitária, típica mulher bem sucedida com uma família perfeita, casada com Leonardo Solares (Jorge Poza), com quem tem uma filha, Zoe (Regina Pavón). Porém logo de início, percebemos que nem tudo é maravilhoso como parece, Alma está infeliz no casamento e acredita que o seu marido tem um caso extraconjugal com a secretária.
Um dia, Alma visita sua amiga Brenda (María Fernanda Yapes), que havia acabado de se divorciar do marido e aceita ir para uma balada jovem, onde se sente totalmente deslocada. Nesse local, ela conhece Dário, um homem muito mais jovem, que logo demonstra interesse por ela e com quem ela vive uma noite de intensa paixão. O que Alma não sabia era que esse caso de uma noite acabaria virando sua vida de cabeça para baixo, ainda mais depois do suposto assassinato de sua amiga Brenda, no dia seguinte de sua visita.
A história tem tudo para ser uma grande novela mexicana bem clichê, mas a partir do sexto episódio tudo muda em uma complexa reviravolta, para não dizer, melhor, várias reviravoltas. O suspense de Desejo Sombrio fica por conta de saber: quem matou Brenda? Quem conseguiu fingir que sua morte foi apenas um suicídio? E nesse jogo cheio de personagens, todos parecem ser culpados e terem motivos para matar a moça.
O problema da série fica claro, com tantas reviravoltas em uma quantidade tão grande de episódios (18 no total), o espectador vai ficando um pouco confuso e em algum momento vai precisar parar e refletir quem já foi descartado do caso e não pode ser mais considerado como suspeito do assassinato. A edição feita para juntar todas as cenas, lembranças e até mesmo devaneios do que pode vir a acontecer em Desejo Sombrio, não colabora em nada para o entendimento do espectador. Muitas vezes não sabemos se o que estamos vendo de fato aconteceu ou se está acontecendo.
Alguns pontos positivos, por outro lado, e que me surpreenderam muito foi a abordagem do feminicídio e de relacionamentos abusivos. A protagonista é especialista no assunto e dá diversas aulas para nós sobre os casos, porém isso não a impede de se envolver em um relacionamento que lhe causa diversos problemas e isso também não colabora para que ela perceba que algo estava prestes a acontecer com a sua amiga.
Ao longo de toda a narrativa fica claro que ser mulher é muito difícil em qualquer circunstância e que mesmo bem sucedida, o sucesso afetivo acaba sempre ganhando importância no âmbito do feminino. É claro também, para nós, que a mulher sofre com o estereótipo dado a ela pela sociedade, sendo muitas vezes, considerada como culpada pela própria violência sofrida.
Por fim, o desfecho da série me surpreendeu muito e ganhou outro ponto positivo para o total. Para quem gosta bastante de ver cenas de sexo na televisão, pessoas lindas e um caso de assassinato a ser desvendado, eu recomendo muito. E afirmo que, de fato, nada é o que parece ser e é preciso ir até o final para desvendar o mistério, que vai ficando cada vez mais interessante, com uma trama um pouco mais complexa.
Desejo Sombrio também deixa brechas para uma segunda temporada, o que é uma boa notícia para os fãs da série.
Você pode assistir a primeira temporada de Desejo Sombrio na Netflix.
Quer saber mais sobre séries? Inscreva-se em nosso canal do YouTube.
Deixe um comentário