Quando se fala em cinema logo se associa o mesmo com a imagem de uma grandiosa praça de alimentação, lojas de departamentos ao redor, quiosques de produtos eletrônicos em corredores de shoppings de cidades de médio e grande porte. Redes com várias salas, diversas tecnologias de imagem e áudio a fim de apresentar simultaneamente a maior quantidade de blockbusters possíveis. Mas em Campo Mourão, interior do Paraná, a rede Cinemaxs prova que é possível manter um cinema fora dos grandes centros.
Antes de falar sobre a rede Cinemaxs, é necessário estabelecer um panorama sobre a cidade e sua região. Campo Mourão é uma cidade de 100 mil habitantes da região centro-oeste do Paraná cuja principal atividade econômica é o agronegócio. A cidade é o centro de uma microrregião com pequenas cidades satélites cuja maior não ultrapassa 30 mil habitantes. Sem um shopping há aproximadamente 20 anos, são poucas as opções de lazer e entretenimento na região.
Em 1964 a cidade ganhou o Cine Plaza, cinema de rua com capacidade de 1.600 lugares e que chegou a receber 2.000 pessoas para a exibição do clássico Ben-Hur, mas que não resistiu à ascensão de uma igreja evangélica na década de 90. Por alguns anos, a sala de cinema mais próxima estava localizada a 90km, em Maringá.
![Cine Plaza - Campo Mourão Cine Plaza - Campo Mourão](https://coletivonerd.com.br/wp-content/uploads/2018/10/cine-plaza-campo-mourao.jpg)
Somente no ano 2000 que entra em cena o sr. Hélio da Graça, antigo proprietário de um cinema em Cianorte (distante 40km de Campo Mourão), que, foi convidado para realizar sessões de cinema no Teatro Municipal da cidade, um detalhe: as sessões ocorriam apenas às segundas-feiras.
Após quatro anos de experiência, inaugurou oficialmente o Cinemaxs em julho de 2004. Contando com um projetor de 35 milímetros e 150 lugares, o novo cinema de rua da cidade ficou relegado inicialmente a um “segundo escalão”, mas antecipando sempre que possível as maiores estreias, inclusive participando de pré-estreias mundiais.
Com a popularização da internet de alta velocidade, o Cinemaxs ganhou novos concorrentes: os serviços de streaming e o download de filmes que ainda estão em cartaz. Ainda assim o cinema resistiu, de 2004 a 2018 a sala exibia duas sessões diárias (ocasionalmente três sessões), sempre ouvindo seus clientes e tentando trazer para o cinema filmes sugeridos pelo público.
O sr. Hélio poderá não se recordar deste episódio, mas em meados de 2013 foi anunciado o lançamento mundial nos cinemas de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses. Após anos sem nenhum lançamento inédito da obra maior de Akira Toriyama, os brasileiros teriam a oportunidade de ver Goku e companhia nos cinemas, algo imperdível. Mas se mesmo com todo o esforço o cinema não conseguia atender todos os pedidos, como convencê-los a exibir a animação no cinema?
Foi aí que eu, na época residente em Campo Mourão, iniciei uma pequena campanha no Facebook que logo outros amigos e terceiros aderiram pedindo ao menos uma única exibição. O pedido foi atendido, e a sessão que deveria ser única acabou se estendendo e Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses acabou ficando uma semana em cartaz. Lembro que a primeira sessão estava praticamente lotada, e ao final, aplausos para Goku e seu Kamehameha durante os créditos finais.
Com a ascensão de grandes franquias cinematográficas – em especial os filmes de super-heróis – o público voltou a lotar as salas de cinema, o cinema se tornou novamente uma opção de lazer familiar, e para isso era necessário se manter atual e o Cinemaxs não ficou para trás, trocando o projetor de 35 milímetros por um novo projetor digital. Em 2018, a sala passou por uma completa reforma e revitalização de fachada, trazendo uma nova identidade visual para a unidade e novo sistema de som, que passou de 5.1 para 7.1. Confira abaixo como era e o projeto de revitalização da primeira unidade Cinemaxs.
![Cinemaxs Campo Mourão Cinemaxs Campo Mourão](https://coletivonerd.com.br/wp-content/uploads/2018/10/cinemaxs-campo-mourao.jpg)
O novo Cinemaxs
Se em meados de 2010 o sr. Hélio não acreditava que a cidade não comportaria duas salas de cinema (a cidade chegou a ter dois cinemas em funcionamento entre 2004 e 2008), hoje a situação é completamente diferente. Prestes a completar 15 anos de funcionamento na cidade em 2019, o Cinemaxs acaba de inaugurar sua segunda unidade, anexo a um centro comercial com supermercado, praça de alimentação e lojas. Não é um shopping, a nova unidade ainda pode ser considerada um cinema de rua.
Inaugurada em setembro de 2018, a nova sala conta com 172 lugares, espaço para cadeirantes, sistema de som Dolby 7.1, tela de projeção prateada 2D e 3D, podendo receber até 4 sessões diárias. Com uma área de construção de 750 metros quadrados, o local conta com lounge de espera, decoração moderna, bombonière e estacionamento gratuito. Mas os planos não param por aí, a nova unidade tem uma segunda sala já em obras, uma sala VIP com 60 lugares.
Concluída as obras, Campo Mourão passará a ser a primeira cidade do Brasil na faixa de 100 mil habitantes com uma sala de cinema VIP, além de contar com 3 salas de cinema divididas em duas unidades, permitindo oferecer ao público local estreias em datas de lançamento nacional e sessões legendadas (hoje a predominância é de sessões dubladas) já que a existência de apenas uma sala e condições contratuais impostas por distribuidoras dificultavam a exibição de vários lançamentos.
Nas décadas de 60 e 70 o cinema de rua era um programa que servia ao propósito de lazer e convívio social, mas a chegada do VHS e o inchaço populacional (que acaba trazendo problemas como a falta de segurança) foram fatores que contribuíram para a diminuição dos cinemas de rua.
Hoje, as mudanças culturais promovidas pela relação shopping/cinema refletem diretamente no modo que passamos a consumir cinema. O cinema se tornou um produto, que assim como um lanche ou um celular, é um bem a ser consumido. Com isso, quanto mais salas, mais filmes em exibição, maior o leque de consumo para um público cada vez mais sedento por continuações e universos cinematográficos compartilhados.
São tantas variáveis envolvidas que parece absurdo o que está sendo feito pelo sr. Hélio e seus associados da rede Cinemaxs. A empresa parece ter entendido aquilo que seu público deseja, ao disponibilizar uma estrutura que não deixa a desejar em absolutamente nada para redes de cinema de shoppings de grandes cidades, ouvir o que seu público deseja assistir e praticar valores acessíveis, a rede se estabelece como uma força cinematográfica dentre as cidades do interior do país com salas de cinema modernas, aconchegantes e o melhor de tudo: mantendo vivo o charme e a magia dos cinemas de rua de décadas atrás!
Confira como foi o lançamento da segunda unidade da rede Cinemaxs:
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