Bacurau, filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. O longa conquistou o prêmio em um empate com o francês Les Misérables, considerada a terceira mais importante do festival. É a primeira vez que um filme brasileiro conquista esse prêmio.
Bacurau mostra um povoado do sertão brasileiro dando adeus à Dona Carmelita, uma mulher querida de todos que falece aos 94 anos. Dias depois, os moradores do povoado percebem que a comunidade não aparece mais nos mapas.
Confira a sinopse de Bacurau: “Um western brasileiro. Um filme de aventura e ficção científica. Daqui a alguns anos… BACURAU, um pequeno povoado do sertão brasileiro, dá adeus a Dona Carmelita, mulher forte e querida por quase todos, falecida aos 94 anos. Dias depois, começam os sinais de que a tranquilidade de BACURAU estará sob ameaça. No entanto, ninguém contava com um detalhe: que no passado desse lugar extraordinário estava adormecido um talento especial para a aventura.”
O elenco de Bacurau conta com Sonia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen, Thomás Aquino, Silvero Pereira, Wilson Rabelo, Carlos Francisco, Karine Teles, Antonio Saboia, Rubens Santos, Luciana Souza, Eduarda Samara, Lia de Itamaracá, Jonny Mars, Alli Willow, entre outros. O filme ainda não tem data de estreia prevista no Brasil.
Outro filme brasileiro premiado no Festival de Cannes foi A vida invisível de Eurídice Gusmão. O longa nacional dirigido por Karim Ainouz e produzido por Rodrigo Teixeira (RT Features) conquistou o prêmio da mostra Um Certo Olhar. A mostra é considerada a principal em paralelo à competição oficial do Festival de Cannes.
O filme é inspirado no livro homônimo de Martha Batalha e conta a trajetória de duas irmãs cariocas diante do machismo da sociedade dos anos 1950. O elenco traz as jovens atrizes Carol Duarte e Júlia Stockler nos papéis principais e conta também com a participação de Fernanda Montenegro.
Assista o trailer do filme:
Confira a sinopse: “Década de 1940. Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida, sua irmã mais velha, o oposto de seu temperamento. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.”
Quer saber mais sobre cinema?
Deixe um comentário