Albatroz, novo longa-metragem da Loma Filmes, com coprodução Globo Filmes e Telecine e distribuição Paris Filmes e Downtown Filmes chega aos cinemas no dia 07 de março. O suspense tem direção de Daniel Augusto (de “Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho”) e roteiro de Bráulio Mantovani (de “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite 1 e 2”). Colaboraram no roteiro Fernando Garrido e Stephanie Degreas, que trabalharam anteriormente com Mantovani na série “A Teia” da TV Globo.
Protagonizada por Alexandre Nero, que interpreta o fotógrafo Simão, a narrativa apresenta descobertas recentes da neurociência para tecer uma trama de suspense que ultrapassa as fronteiras entre a realidade, o sonho e o delírio. Casado com Catarina (Maria Flor), Simão se apaixona pela atriz judia Renée (Camila Morgado), com quem viaja a Jerusalém. Ali, o fotógrafo registra um atentado terrorista frustrado e misterioso. As fotos do evento o tornam mundialmente famoso, porém, ao mesmo tempo, surgem críticas ferrenhas – inclusive de Renée – à sua atitude: em vez de tentar evitar a tragédia, preferiu fotografar.
Confira um vídeo de apresentação do filme:
Simão sucumbe à depressão e abandona a fotografia, declarando estar interessado apenas em fotografar seus sonhos. Enquanto tenta salvar seu casamento com Catarina, Simão é procurado pela ex-namorada de adolescência, Alícia (Andrea Beltrão). O primeiro amor de sua vida o convida a realizar o desejo de fotografar sonhos no laboratório da neurocientista Dra. Weber (Andréia Horta).
A produção ainda reúne no elenco Gustavo Machado, Marcelo Serrado, Roney Facchini, Bel Kowarick, Paula Picarelli e Martha Nowill.
“Este roteiro deu mais trabalho que qualquer um dos outros quase 30 longas (entre produzidos e inéditos) que escrevi, mas foi também o que mais me deu prazer na escrita”, afirma Bráulio Mantovani. “Estruturar uma narrativa que não segue o paradigma clássico dos três atos obrigou-me a multiplicar por três o meu rigor habitual para chegar à melhor coesão dramática possível. Certamente, também me diverti três vezes mais que de costume. Eu não teria conseguido terminar esse trabalho maluco sem a ajuda dos meus colaboradores no roteiro (Stephanie Degreas e Fernando Garrido), sem as contribuições intelectuais de Daniel Augusto e sem o empenho criativo e a ousadia do montador Fernando Stutz. O que nasceu na minha cabeça como ideia só ganhou forma graças a esses parceiros, a quem sou muito grato. ‘Albatroz’ tem um pouco de psicanálise selvagem, neurociência para leigos e lógica paraconsistente diluída. É um filme “cabeça”? Quase, mas não. No máximo, tão “cabeça” quanto “Strawberry Fields Forever”, dos Beatles. Quer dizer, talvez não. Mas quase.”
Já para o diretor Daniel Augusto foi um privilégio dirigir uma história tão incomum, rica em sutilezas e com uma construção tão rigorosa quanto esta. “Alexandre dá vida a um personagem singular, cuja trajetória oferece enigmas que colocam o espectador num suspense contínuo, sempre provocando-o a decifrar as múltiplas camadas de sentido que buscamos em cada cena. O filme é como uma história que joga com o prazer de decifrar, dando ao público a oportunidade de interpretar os caminhos e descaminhos dos personagens”, completa.
O filme foi selecionado para o 39º Festival Internacional de Cinema de Porto, para o 40º edição do Festival de Havana, em 2018 e para Indie Pasión iberoamerican Film Festival 2019, em Miami.
Confira a sinopse: “Casado com Catarina, Simão se apaixona pela atriz judia Renée, com quem viaja a Jerusalém. Ali o fotógrafo registra um atentado terrorista frustrado e misterioso. As fotos do evento o tornam mundialmente famoso ao mesmo tempo em que ele é bombardeado por questionamentos éticos: poderia tentar salvar uma vida, mas preferiu fotografar uma tragédia. Simão sucumbe à depressão e abandona a fotografia, declarando estar interessado apenas em fotografar sonhos. Enquanto tenta salvar seu casamento com Catarina, Simão é procurado por Alícia, a primeira namorada da adolescência, que o convida a realizar uma experiência no laboratório da neurocientista Dra. Weber. A proposta, porém, logo se revela uma terrível armadilha.”
Albatroz estreia dia 07 de março.
Deixe um comentário