A família Addams é a mais fúnebre, dark e gótica família que já passou pelos cinemas, e está uma vez mais de volta às telonas, só que dessa vez em formato de animação. Mas e aí, é bom? Isso pode variar muito de opinião para opinião. Eu pessoalmente gosto muito dos filmes antigos, de 1993 e de 1998. A família até teve uma série televisiva, mas isso foi em 1977, algo que de repente muitas pessoas desconhecem. E obviamente, essa nova geração, dificilmente conhece a família Addams.
Sobre a animação, vamos lá! A história normalmente não foge do que já vimos nos filmes antigos. O enredo mostra uma família extremamente gótica que tem um gosto muito peculiar. Nesse longa eles são expulsos da região onde viviam e por isso precisam de um lugar novo para viver. Saindo pelo mundo eles encontram uma mansão abandonada, que ainda é assombrada. E por lá decidem morar e viver, tudo reformado a seu gosto.
![Crítica | A Família Addams não é mais a mesma 1 A Família Addams](https://coletivonerd.com.br/wp-content/uploads/2019/10/a-familia-addams.jpg)
A mesma pegada desse longa é o que vimos no primeiro filme de 93, no qual Wandinha quer descobrir o que está além dos portões e da neblina da sua casa, conhecer o mundo. E depois de algumas discussões entre família, eles descobre uma cidade em sua comunidade. E obviamente, todos acham a família muito estranha. Wandinha acaba fazendo amizades e decide estudar em uma escola normal. Vemos uma rebeldia reversa aqui, o que é engraçado. Ela veste roupas coloridas e tudo mais, o que para sua família é algo inaceitável.
A preocupação da Mãe aqui é bem maior, enquanto Gomez, o pai, tenta preparar seu filho para o Mazuska, (algo como uma espécie de Bar Mitzvá). Mortícia e Gomez acabam falhando com seus filhos e se sentem perdidos. Tudo isso piora quando uma moradora local quer retirar os Addams da sua comunidade, pois para ela eles só irão atrapalhar seus negócios, e mediante isso ela faz o possível para que todos vejam eles como aberrações.
A animação é relativamente boa, as expressões estão bem boas, e a dublagem é feita por célebres atores como Charlize Theron, Oscar Isaac, Chloe Grace Moretz e Finn Wolfhard. O que estraga a animação ao meu ver é o uso mal feito da trilha sonora: quando havia era uma má escolha ou quando não havia ficava sempre um vazio na tela, pois os diálogos não eram dos melhores, principalmente os da personagem Wandinha.
É muito importante ressaltar que o humor desses personagens sempre foi mais pesado, totalmente diferente por exemplo, do Hotel Transilvânia. Os Addams brincam com espíritos, facas, bombas, armas e sempre buscam formas de se machucar, algo nada recomendado para crianças assistirem. E os adultos em questão já terão visto essa história sido contada anteriormente, assim que, família Addams é algo totalmente desnecessário ao meu ver nos dias de hoje. Talvez uma série televisiva cairia bem melhor, algo que poderia ser mais bem trabalhado ao gosto do público. A animação é ok, mas nada mais que isso.
1 Comment