Hoje (07/07) é o Dia Mundial do Chocolate e sejamos sinceros, se tem algo que todo mundo gosta é de chocolate.
Cada um tem sua preferência: alguns gostam dos mais doces, outros curtem o meio amargo, tem quem ama chocolate branco e quem adora uma boa misturinha, mas, no final, todo mundo é fã.
Claro que o cinema sabe desta paixão mundial e não deixou passar a chance de usar o produto como foco em suas produções.
Pensando nisso, separamos uma lista com sete filmes que tem o chocolate envolvido, seja no foco da trama ou em cenas importantes.
Mas atenção! Recomendamos que você assista a qualquer um dos filmes selecionados com uma barra de chocolate do lado, senão você vai passar vontade.
Chocolate (2000, Romance/ Drama)
Vamos começar com uma produção que tem o nome de Chocolate. Neste romance conhecemos Vianne (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, que decide se mudar com a filha de seis anos para uma pequena cidade rural da França. Lá, ela decide abrir uma loja de chocolate que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que dá a certeza da população de que o negócio não vai durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade para que desfrutem de seus deliciosos produtos. Ela também conhece Roux (Johnny Depp), que muda os rumos da sai vida. É um romance gostoso de assistir, que fala sobre as mudanças que fazemos na nossa vida e sobre persistir.
Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009, Animação/ Drama)
Se você quer conferir uma animação, mas que trata de assuntos mais complexos e mostra uma amizade especial, esta é a produção perfeita. Feito todo em massinha, o filme mostra Mary, uma solitária garota australiana, e Max, um velhinho judeu, que desenvolvem uma amizade em Nova York, através de carta trocadas. Não vamos disser muito para não dar spoiler, mais saiba que o chocolate é muito importante dentro das cartas e que aparece em outros momentos ao longo da animação.
Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994, Comédia/ Drama)
Você deve estar se perguntando “Como assim, o que tem haver este filme com chocolate?”. Bom, se você já assistiu ao longa pode não estar se lembrando, mas todas as vezes que o nosso querido Forrest Gump (Tom Hanks) iria iniciar uma história, ele pedia para o seu ouvinte pegar um bombom de dentro de uma caixa e sempre dizia que “A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai pegar!”, a frase favorita de sua mãe. Fofo, não é?!
A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971 e 2005, Fantasia)
Claro que não poderíamos deixar de fora estas produções, afinal, quando o assunto é chocolate, elas são clássicos do cinema. Aqui temos duas versões, o clássico de 1971, protagonizado por Gene Wilder, e a versão mais nova, de 2005, com Johnny Deep no papel principal, sim, o ator está mais uma vez na nossa lista. Seja qual for a sua preferida, nas duas acompanhamos basicamente a mesma história: o dono de uma famosa fábrica de chocolate promove uma competição, onde os ganhadores poderão passar um dia na misteriosa e mágica fábrica, tendo ele como guia. Todos ficam curiosos, porque ninguém vê o excêntrico e criativo Willy Wonka fora dos muros de sua fábrica.
A Guerra do Chocolate (2002, Drama/ Família)
Já pensou um mundo o chocolate fosse proibido? Pois é isto o que acaba acontecendo em uma pequena cidade no interior da Inglaterra. Inconformados com as novas regras, dois adolescentes, Mike (Steven Geller) e Jason (Anthony Hammer) procuram a ajuda da senhora Bubby (Gemma Jones), proprietária de uma doceria, que acaba cedendo o subsolo de sua loja para a produção e venda ilegal de chocolates. Porém, os planos falham quando a polícia do chocolate descobre o segredo. Agora eles terão duas escolhas: aceitar as novas leis, ou lutar para tentar derrubá-las com a ajuda de todos que são contra esta nova política. O longa fala sobre companheirismo, amizade, luta contra injustiças e muito mais. Vale a pena conferir.
Românticos Anônimos (2010, Comédia Romântica)
E vamos com mais uma fábrica de chocolate? Jean-René (Benoít Poelvoorde) e Angélique (Isabelle Carré) são duas pessoas que possuem em comum, além do amor pelo chocolate, o romantismo e a timidez. Ele o é dono de uma fábrica de bombons. Ela é uma chocolateira talentosa. Em meio a muitas dificuldades, os dois se aproximam e compartilham suas paixões. O filme é delicado, tem uma história clichê, mas é perfeito para dar aquele quentinho no coração.
Simplesmente Complicado (2009, Comédia Romântica)
Mais uma comédia romântica para fechar a nossa lista. Acho que chocolate combina com filmes mais românticos mesmo. Nesta produção temos Jane (Meryl Streep), uma mulher bem-sucedida, que está divorciada de Jake (Alec Baldwin) há muitos anos, mas os dois continuam amigos. Um encontro casual reacende a paixão do relacionamento e faz com que os dois se reaproximem, mesmo Jane percebendo que agora é a amante do ex-marido. Enquanto isso, Adam (Steve Martin), um arquiteto contratado para remodelar a cozinha de Jane, acaba se apaixonando por ela, o que dá início a um divertido e complicado triângulo amoroso. E onde fica chocolate? Ele está nas cenas feitas na cozinha de Jane e nos deliciosos croissants que faz para Adam. Dá vontade de entrar na tela para comer.
Escrevendo este post, dá uma vontade de sair correndo para comprar uma bela barra de chocolate, daquelas bem grandes e suculentas.
E você, qual outro filme com chocolate faltou nesta lista? E qual chocolate você mais ama?
Gostou da lista elaborada pela Talita Robinato do site Legião Jovem? Não esqueça de segui-los nas redes sociais também!
muito bom