Não é de hoje que o cinema aproveita muito da fascinação do ser humano pelos animais. Desde as histórias mais fofinhas envolvendo cachorros e outros animais de estimação até as mais pesadas em que os animais representam um pesadelo. É desse último nicho que vamos falar aqui hoje, trazendo uma lista de filmes em que os bichos são os grandes vilões, aproveitando que na próxima semana teremos a estreia de Predadores Assassinos.
Atenção! Este texto contém muitos spoilers.
Sabemos que existem muitos filmes com animais assassinos no campo do suspense e terror trash, e listar todos aqui seria bem difícil. Então, fique à vontade para adicionar outros nomes à lista.
Os Pássaros (1963)
O grande mestre do suspense, Alfred Hitchcock, produziu esse terror em que pássaros inexplicavelmente começam a atacar as pessoas de uma pequena cidade, logo depois que uma atendente de pet shop leva um casal de pombos até lá. A intenção dela era dar de presente à irmã de um cliente, mas com tantos ataques de aves acontecendo, ela se vê obrigada a ficar na cidade. O final é extremamente perturbador, pois nenhuma solução ocorre enquanto os protagonistas fogem de carro em meio às aves que esperam para um novo ataque.
Tubarão (1975)
Steven Spielberg era um nome desconhecido na indústria cinematográfica, e foi elevado a diretor de primeiro escalão depois desse filme, que inclusive conquistou 3 Oscars. Depois que o corpo de uma mulher, claramente atacada por um tubarão, é encontrado em uma pequena cidade, o prefeito se recusa a fechar a praia, alegando que isso espantaria os turistas. Outras mortes e ataques vão acontecendo e até mesmo uma recompensa é oferecida para quem capturar o tubarão. É aí que três homens se lançam ao mar para tentar parar os ataques, ficando sob a mira da fera assassina.
Oficialmente, o filme teve quatro sequências, nenhuma delas dirigida por Spielberg, mas há uma verdadeira infinidade de filmes que usam a mesma premissa, alguns inclusive mais puxados para a comédia ou o terror trash. Recentemente, tivemos o ótimo Águas Rasas, que faz parte do catálogo da Netflix, e que traz uma incursão mais psicológica no modelo de Spielberg.
A Noite dos Coelhos (1972)
Uma pequena confusão em laboratório acaba liberando na natureza coelhos geneticamente modificados, que ficam gigantes. Os coelhos saem à noite, destruindo uma cidade e provocando pânico, o que logo obriga a chamada da Guarda Nacional para conter os ataques. Felizmente, os cidadãos conseguem montar uma armadilha para os coelhos assassinos. O mais curioso: o filme demorou 33 anos para ser lançado em home video (já na era do DVD), e somente para a América do Norte. Parece que alguém não gostou do resultado.
Cujo (1983)
Uma história que Stephen King nem se lembra de ter escrito, mas que rendeu um filme bem famoso. Um inocente cão é mordido por um morcego e acaba infectado com raiva. A história não é exatamente sobre o cachorro, pois envolve uma intrincada rede de relações entre pessoas em relacionamentos infelizes. Há também uma carga psicológica muito forte quando uma mulher e seu filho ficam presos dentro de um carro para tentar escapar dos ataques do cachorro, sofrendo com delírios durante vários dias.
Parque dos Dinossauros (1993)
Steven Spielberg não é um diretor especializado em filmes de animais assassinos, mas outro de seus sucessos também envolve esse universo. Nesse filme, cientistas descobriram uma maneira de trazer os dinossauros de volta à vida em pleno século XX, e a intenção era criar um parque de diversões no qual as pessoas pudessem interagir com os bichos.
No entanto, como sempre acontece quando o homem resolve brincar com a ciência, tudo sai do controle e os bichos começam a matar gente. Ainda bem que eles deixaram os dinossauros presos em uma ilha, assim, o estrago não foi tão grande, mas as sequências já mostraram que o problema não vai ter um fim tão simples.
Anaconda (1997)
Esse é mais um clássico do suspense trash, do diretor peruano Luis Llosa, que àquela altura da década de 1990 já tinha até experimentado um relativo sucesso com O Especialista, embora a crítica tenha caído pesado em cima dele. Aqui, vemos uma equipe de pessoas fazendo um documentário sobre uma tribo indígena na Amazônia (sim, o cenário é o Brasil).
No caminho, eles encontram um homem obcecado por capturar uma sucuri (a cobra que realmente atinge 12 metros de comprimento), mas o que eles encontram é uma cobra assassina muito mais inteligente do que eles acreditavam. Os efeitos especiais são bem ruins, mesmo para a época, e o filme hoje só é celebrado pela sua excentricidade, que aliás rendeu uma dúzia de sequências e adaptações bem piores. Esse foi também um dos primeiros trabalhos de Jennifer Lopez.
Pânico no Lago (1999)
O terror com jacarés assassinos já não era novo, e o diretor de Sexta-Feira 13 partes 2 e 3, Steve Miner, já tinha mostrado seu talento com o terror trash. Dessa vez, um crocodilo enorme, que aterroriza uma cidadezinha no Maine (e não, não é baseado em uma obra de Stephen King), vira o protagonista e é perseguido pelo xerife e por uma paleontóloga. A história não é lá muito profunda, como você pode prever, mas nem mesmo os resultados nada expressivos de bilheteria impediram a realização de três sequências, a última em 2012.
Menção honrosa: O Ataque dos Tomates Assassinos (1978)
Ok, não são animais, mas não tem como não falar desse clássico trash que mistura ação, comédia pastelão, terror e até musical. O filme já se inicia com uma mensagem fazendo referência a Os Pássaros, de Hitchcock, lembrando que, no lançamento desse filme, muita gente riu da possibilidade de pássaros se tornarem assassinos (e que depois não riram quando isso aconteceu de verdade).
Depois, quando uma série de assassinatos misteriosos começa a ocorrer, o governo investiga e acaba descobrindo uma trama complexa envolvendo experimentos genéticos em tomates, cujo único ponto fraco é uma música. A ridicularidade do enredo acabou fazendo o maior sucesso, e o filme teve três sequências no cinema, além de outros materiais produzidos para a TV e home video.
E você lembra de algum outro filme com animais assassinos? Conte pra nós nos comentários!
Quer saber mais sobre cinema? Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Deixe um comentário