Quando falamos de filmes chineses, logo vem à cabeça um filme com Bruce Lee batendo em uma gangue sozinho, ou Jackie Chan escalando um prédio usando só as mãos. Esses dois atores certamente são ícones que atravessam gerações e ficaram famosos por sua competência e habilidades incríveis, mas a verdade é que o cinema chinês não se resume apenas a essas duas figuras.
Os filmes de artes marciais também não são o único gênero cultivado no Oriente, e aqui selecionamos alguns filmes que certamente valem muito a pena para que possamos conhecer um pouco mais da arte e da cultura chinesas. Pode ser meio difícil encontrá-los em serviços de streaming, mas no próprio YouTube você encontra.
1. Lanternas vermelhas (1991)
Song Lian (Li Gong) é uma jovem que acaba de perder a mãe, e por isso decide se casar com um homem bem mais velho, a fim de garantir uma vida tranquila. Ocorre que o homem já tem outras três esposas, que vivem em sua propriedade, mas em casas separadas.
A cada noite, ele decide com qual vai dormir, e a escolhida ganha massagens, lanternas vermelhas iluminando a casa e o direito de escolher o cardápio do dia seguinte (para as outras mulheres, inclusive).
Song Lian não percebe, mas começa a se envolver em uma grande trama de traições e conluios para conseguir ser escolhida, de tal forma que sua própria sanidade mental é colocada à prova. O filme é um retrato fiel de como era a sociedade chinesa antes da revolução comunista.
2. O Clã das Adagas Voadoras (2003)
O Clã das Adagas Voadoras conta, com muita poesia, um episódio histórico da queda da dinastia Tang, na China medieval. O clã mencionado no título é o mais poderoso dos grupos de guerreiros rebeldes que insurgem em meio a um enfraquecimento do governo.
É aí que dois soldados, Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro), são chamados para capturar o líder do grupo, e por isso se envolvem com a guerreira Mei (Zhang ZiYi), que apesar de cega é extremamente hábil em artes marciais. O plano vai bem até que os dois soldados descobrem estar apaixonados pela moça.
O diretor Zhang YiMou investe muito na fotografia belíssima, em que praticamente todos as cenas são como pinturas e os diálogos, poéticos. A beleza das lutas também impressiona e demonstra a importância dessa arte para os chineses.
3. A Batalha dos 3 Reinos (2008)
John Woo é um dos diretores chineses mais famosos no Ocidente, tendo dirigido até mesmo um dos filmes da franquia Missão Impossível, e neste filme ele mostra toda a sua capacidade de produzir um épico. A China pode parecer hoje para nós ocidentais um país uníssono, mas é composta por diversos povos que foram reunidos sob o mesmo território.
Baseando-se no contexto histórico de uma guerra real, que aconteceu no ano de 208, a história se desenrola pelas ações do chanceler Cao Cao (Zhang Fengyi), que decide conquistar as terras do sul (a China não era unificada na época) e vai envolvendo o país todo em uma guerra sem precedentes. O filme original foi feito em duas partes (mais de 280 min), mas a versão que chegou ao Ocidente tem apenas uma, com cerca de 150 min.
4. Herói (2002)
Mais um filme do diretor Zhang YiMou em que impera a beleza visual, mas com uma narrativa amarrada e interessante. Jet Li (que também é um dos grandes atores chineses reconhecidos no mundo) interpreta Wúmíng (que literalmente significa Sem Nome) um homem desconhecido que acaba por se tornar um herói depois de matar três dos assassinos que ameaçavam o rei: Neve Voadora (Maggie Cheung), Espada Partida (Tony Chiu Wai Leung) e Céu (Donnie Yen).
O rei, no entanto, não está muito convencido de que um homem anônimo tenha conseguido tal feito, e antes de conceder um título de nobreza a WúMíng, quer que ele conte como conseguiu derrotar os três. WúMíng revela sua versão da história, e o rei começa a questioná-lo, apresentando outras versões. Cabe ao espectador juntar as peças e resolver o problema.
5. Adeus, minha concubina (1993)
Neste filme, dois homens contam a sua história como atores. Um deles é DouZi (Mingwey Ma), filho de uma prostituta, e o outro é ShiTou (Yang Fei), seu melhor amigo de infância. DouZi tem características mais femininas (a homossexualidade não é um tema do filme, mas aqui vemos como eram tratados os homens homossexuais na época), e é protegido por ShiTou na academia de atores da qual fazem parte desde crianças.
Já adultos, adotando os nomes de Cheng DieYi (Leslie Cheung) e Duan XiaoLou (Zhang Fengyi), eles passam a fazer parte da peça Adeus, minha concubina na Ópera de Pequim, e um dia XiaoLou se apaixona por uma prostituta, Juxiam (Gong Li), abalando a amizade dos dois. Com a invasão japonesa à China na Segunda Guerra Mundial, XiaoLou é preso e DieYi precisa decidir se quer ajudá-lo em nome da amizade de tantos anos.
6. Coração de Dragão (1985)
Como já falamos aqui, Jackie Chan é conhecido por suas habilidades sobre-humanas em artes marciais, e também por não usar dublês em suas cenas de ação, mas sem dúvida ele não é um ator famoso apenas por conta disso.
Nesse filme, ele interpreta um policial, Tat Fung, que precisa cuidar de seu irmão Dodo Fung (Sammo Hung), um deficiente mental. Um dia, Dodo é sequestrado, e Tat precisa usar seu conhecimento em artes marciais para resgatá-lo. Aqui também se vê a beleza das lutas e a habilidade de Jackie, mas a história do personagem com o irmão é muito tocante.
Embora não seja muito conhecido por aqui, o cinema chinês é bem produtivo. E você, conhece algum desses filmes? O que achou? Deixe seus comentários. Confira outras listas de filmes que preparamos aqui e inscreva-se no nosso canal do YouTube.
Coração de dragão e o Clã das adegas voadoras eu tenho. São excelentes.