Se você já se cansou de explorar Netflix, Amazon Prime, Globo play e não aguenta mais ver os mesmos filmes um milhão de vezes. Se você quer explorar seu lado cult ou se você sente falta de ir ao cinema, aos festivais e saber tudo que tem novo acontecendo no universo cinematográfico, listamos aqui 5 festivais de cinema online para ver na quarentena, e o que é melhor, totalmente gratuitos.
My French Film Festival – STAY HOME edition
Para os amantes de filmes francês, o My French Film Festival fez uma seleção especial, de 20 filmes das últimas 10 edições do festival, todos legendados em português. Você pode conferir os filmes e curtas do catálogo até o dia 25 de maio. A edição foi prorrogada justamente por causa da quarentena. Você pode conferir o catálogo aqui.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=7ePIuN16PY0&feature=emb_logo
Um dos filmes do catálogo é o drama Não sou um canalha (Je ne suis pas un salaud), de 2015, que conta a história de Eddie, que acusa Ahmed injustamente de um ataque que sofreu na rua. Ao se dar conta do erro cometido, ele tenta trazer a verdade à tona, prejudicando a sua própria vida com sua família.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=59&v=8n8aCmasoH4&feature=emb_logo
Festival Varilux de Cinema Francês
Dentre os conhecidos festivais de cinema, temos também o Festival Varilux de Cinema Francês, mais um de filmes franceses para os fãs. O Festival acontece todo ano e o deste ano ainda não foi cancelado, porém com a epidemia do Covid-19, a Embaixada da França e os organizadores do Varilux montaram uma versão online do Festival, que vai até o dia 27 de agosto e disponibiliza 50 filmes das últimas edições, para vermos no computador.
Para ver o catálogo, acesse aqui. Todos os filmes são legendados em português e para acessar é necessário fazer um cadastro. Para conferir o catálogo, basta clicar aqui.
O Festival reúne os mais diversos tipos de filmes, comédias, romances, infantis e assim por diante. Um dos destaques do festival, apresentado no ano passado, é o filme Meu Bebê, que conta a história de Héloïse, mãe de três filhos, no momento que sua filha mais nova vai deixar o lar para partir para o Canadá. A diretora Lisa Azuelos falou sobre a sua obra para o festival, confira abaixo:
We Are One: A Global Film Festival
O terceiro festival de cinema que você pode conferir online é o We Are One: A Global Film Festival, que será totalmente transmitido pelo Youtube entre os dias 29 de maio e 7 de junho e reunirá os 20 maiores festivais de cinema do mundo, como Cannes, Sundance, Berlim e Veneza.
Durante a programação, que ainda não foi anunciada, será possível doar quantias para o Fundo de Reação de Solidariedade da Covid-19, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além dos longa-metragens, serão exibidos curtas, debates e painéis de discussão, conteúdos musicais e documentários de festivais.
Cineclube Cine África
O Cineclube Cine África acontece normalmente em Salvador, mas devido à quarentena, o Festival ocorrerá online entre os meses de maio e junho, com um total de nove longas-metragens do Senegal, Angola, Nigéria, África do Sul, Mali e Mauritânia, seguidos de bate-papos com pesquisadores de todo o Brasil.
A iniciativa foi idealizada por Ana Camila Esteves (Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha) e é vinculada à Mostra de Cinemas Africanos, que você pode conferir aqui.
Para participar é necessário se inscrever aqui. Todas as semanas, quem estiver inscrito vai receber um link com o filme e outro para o bate-papo. Os encontros virtuais acontecem sempre nos três últimos sábados de maio e junho, às 16h.
Você encontra a programação completa abaixo:
16 de maio: Mossane, de Safi Faye (Senegal,1996)
Convidada: Evelyn Sacramento
23 de maio: Moolaadé, de Ousmane Sembène (Senegal, 2004)
Convidado: Márcio Paim
30 de maio: Sambizanga, de Sarah Maldoror (Angola, 1972)
Convidada: Renata Dariva
13 de junho: Inxeba, de John Trengove (África do Sul, 2017)
Convidado: Lecco França
20 de junho: Lionheart, de Genevieve Nnaji (Nigéria, 2018)
Convidada: Marina Gonzaga
27 de junho: Yeleen, de Souleymane Cissé (Mali, 1987)
Convidada: Janaína Oliveira
11 de julho: Félicité, de Alain Gomis (Senegal, 2017)
Convidada: Maíra Zenun
18 de julho: Ceddo, de Ousmane Sembène (Senegal, 1977)
Convidado: Detoubab Ndiaye
25 de julho: Heremakono, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia, 2002)
Convidada: Hannah Serrat
SPcine Play
Para quem gosta de filmes brasileiros, mas nunca consegue encontrar nenhum lugar para acessá-los, temos a plataforma de streaming SPcine Play. A curadoria reúne filmes dos principais festivais de cinema e mostras de São Paulo. Normalmente o conteúdo é liberado simultaneamente aos eventos e depois fica disponível na plataforma. No site também é possível encontrar conteúdos exclusivos, como shows, encontros, espetáculos e performances.
O destaque fica com algumas raridades, como filmes de Hector Babenco, Zé do Caixão e Suzana Amaral e também conteúdo dos festivais É Tudo Verdade, Music Video Festival, In Edit, Mostra do Audiovisual Negro e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Você pode conferir todo o catálogo aqui.
E você, vai ver algum dos festivais? Comente aí e deixe sua sugestão.
Quer saber mais sobre cinema? Inscreva-se em nosso canal do YouTube.
Deixe um comentário