No início dos anos 2000, os cinemas foram invadidos com comédias pastelão, o popular besteirol. Muitos desses filmes retratavam adolescentes lidando com mudanças para a fase adulta da vida, as primeiras experiências amorosas e sexuais, e claro, muita confusão.
Listamos dez filmes besteirol e onde você pode assistir cada um, confira:
American Pie
A mais famosa das franquias de besteirol conta com oito filmes, sendo quatro com o elenco original da franquia e outros quatro lançados diretamente em vídeo (DVD, Bluray). O primeiro longa foi lançado em 1999 e mostrava o pacto de quatro amigos para perder a virgindade antes do baile de formatura do ensino médio.
As coisas acabam fugindo do controle e rende situações hilárias e constrangedoras, que poderiam sim acontecer a qualquer jovem na vida real. Mas o forte do filme está nos laços de amizade entre os quatro amigos, Jim (Jason Biggs), Kevin (Thomas Ian Nicholas), Oz (Chris Klein), Finch (Eddie Kaye Thomas) e a forma como acabam abraçando Stifler (Seann William Scott) nessa “irmandade”.
As sequências mostram como esses jovens lidam com a chegada da vida adulta, as decepções amorosas, o casamento e até mesmo o fato de viver preso ao passado. A franquia ainda conta com uma ótima e animada trilha sonora, além da presença de outros grandes nomes como Alyson Hannigan, Eugene Levy, Tara Reid, John Cho e Jennifer Coolidge.
Onde assistir:
- American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível: Telecine Play, Prime Video
- American Pie – A Segunda Vez é Ainda Melhor: Looke
- American Pie – O Casamento: Globoplay
- American Pie – O Reencontro: Telecine Play, Globoplay
Não é Mais um Besteirol Americano
Embarcando no sucesso de American Pie, o longa serve como uma paródia de outras comédias como Dez Coisas Que Eu Odeio em Você, Curtindo a Vida Adoidado e O Clube dos Cinco. Foi o filme responsável por apresentar Chris Evans a Hollywood e não se engane, a Margot Robbie não faz parte do longa, trata-se da atriz Jaime Pressly, impressionante a semelhança né?
Onde assistir: Netflix
Road Trip – Caindo na Estrada
Já no início dos anos 2000, Todd Phillips nos apresentava divertidas comédias antes de alcançar a fama com a trilogia Se Beber Não Case e Coringa.
A trama mostra a jornada de quatro amigos de faculdade embarcando em uma viagem para recuperar uma fita enviada por engano para a namorada de um deles. A história é contada do ponto de vista de um outro estudante da universidade, que passa a contar para um grupo de turistas após ser perguntado sobre algo interessante que tenha acontecido na universidade.
Os quatro amigos são representados pelos atores Sean William Scott, Breckin Meyer, Paulo Constanzo e DJ Qualls. O longa apresenta situações absurdas envolvendo piadas de cunho sexual, roubo de carro e fraternidades universitárias.
Onde assistir: Netflix
Dias Incríveis
O talento de Todd Phillips para comédias besteirol não parou em Road Trip. Dias Incríveis mostra a história de três homens deprimidos e que buscam reviver os gloriosos dias da juventude na faculdade. Os amigos são interpretados por Luke Wilson, Vince Vaughn e Will Ferrell.
Mitch (Luke Wilson) retorna mais cedo de uma viagem e se deparada com sua namorada em meio a uma orgia. Desorientado, termina seu relacionamento e encontra uma casa para alugar dentro do campus de uma universidade. É aí que entram em cena Frank (Will Ferrell) e Beanie (Vince Vaughn), os amigos que tentarão fazer Mitch esquecer sua ex. Para isso, criam uma fraternidade com ex-alunos da universidade, dando festas, arrumando confusões e vivendo um pouco das experiências que ficaram para trás.
Onde assistir: Google Play, YouTube
EuroTrip – Passaporte Para a Confusão
O filme começa com Scott sendo dispensado por sua namorada após a formatura do ensino médio, onde uma banda que conta com o ator Matt Damon no vocal canta a música que detalha as peripécias sexuais que mantinha com a garota.
Ao retornar para casa, Scott lê um e-mail de uma pessoa com quem conversava pela internet, Mieke, que Scott acreditava ser um homem. Após descobrir que Mieke sentia algo por ele e que Mieke é um nome feminino comum na Alemanha, decide viajar para a Europa para encontrar a garota e se desculpar pessoalmente.
O filme é estrelado por Scott Mechlowicz, Jacob Pitts, Michelle Trachtenberg e Travis Wester, além da participação de Kristin Kreuk como Fiona, a ex de Scott e da já citada participação de Matt Damon.
Onde assistir: Prime Video
Superbad – É Hoje
Superbad é uma comédia produzida por Judd Apatow e dirigida por Greg Mottola. O longa conta a história de dois adolescentes prestes a se formarem no ensino médio, que desejam festar e perder a virgindade. E se existe algo que outras comédias nos ensinaram, é que a tarefa não é fácil!
Estrelado por Jonah Hill e Michael Cera, é Christopher Charles Mintz-Plasse que rouba a cena no filme como o lendário McLovin.
Dispostos a impressionar Jules (Emma Stone) e Becca (Martha MacIsaac), Seth (Jonah Hill) e Evan (Michael Cera) tentarão realizar uma mega festa com bebidas e muita diversão. Para isso, os jovens contarão com a ajuda de Foggel e sua falsa carteira de identidade para garantir as bebidas da festa. Essa situação levará os jovens a conhecerem dois policiais insanos, Michaels (Seth Rogen) e Slater (Bill Hader).
Onde assistir: Netflix
Projeto X
Produzido por Todd Phillips (olha ele novamente), o longa é dirigido pela estreante Nima Nourizadeh, o longa é descrito como um dos melhores filmes de besteirol já feito. Tudo o que foi feito nos outros filmes é hiperdimensionado em Projeto X em uma festa que foge completamente do controle e chega a ganhar as telas dos jornais.
O longa mostra Thomas, Costa e JB, amigos do colégio, sem popularidade alguma. Thomas fará aniversário e os amigos resolvem planejar uma festa de aniversário épica, aproveitando o fato de que os pais do aniversariante estarão viajando.
As coisas saem de controle quando aparece muito mais gente que o previsto e as coisas começam a tomar proporções amedrontadoras. E tudo isso é filmado do ponto de vista dos jovens, através de suas câmeras digitais.
Onde assistir: HBO Go, Looke, YouTube
O Dono da Festa
Antes de estrelar Deadpool, Ryan Reynolds já gostava da “zoeira”. No besteirol O Dono da Festa, Reynolds interpreta Van Wilder, famoso na cidade por organizar as melhores festas da faculdade. Mas o veterano é forçado a mudar sua rotina de 7 anos após perder a mesada do pai.
Isso força Wilder a encontrar uma nova solução para financiar suas festas, ele ainda precisará lidar com o ciumento namorado de Gwen Pearson (Tara Reid), disposto a sabotar suas festas. Com as coisas não saindo conforme esperava, Wilder terá que pensar em cometer sua maior loucura: realmente estudar e se formar.
Mesmo massacrado pela crítica e público, o longa rendeu um besteirol derivado focado no personagem de Kal Penn.
Onde assistir: Globoplay
A Casa das Coelhinhas
O único filme da lista protagonizado por mulheres, o longa mostra Anna Faris como Shelley, uma ex-coelhinha da Playboy que decide arrumar emprego em um campus universitário após ser expulsa da Mansão Playboy.
Shelley então encontra emprego numa casa universitária prestes a ser fechada, pela falta de membros. Ela ajuda as garotas a se tornarem populares, salvando a casa e criando novas inimigas em meio a esse processo.
O longa foi bem recebido pela crítica e conta com referências a American Idol (edição na qual Katharine McPhee foi vice-campeã após contestação), Forrest Gump (no momento que uma garota se livra de seu colete ortopédico).
O longa conta com a produção de Adam Sandler e ainda tem no elenco nomes como Emma Stone e Kat Dennings, além da participação especial do próprio Hugh Hefner.
O Virgem de 40 Anos
Se você achava que a carreira de Steve Carell na comédia começou com The Office, está enganado. Hoje o aclamado ator e indicado ao Oscar começou sua carreira nos anos 90, teve uma participação em O Todo Poderoso, chamou a atenção no longa O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy, mas foi no besteirol O Virgem de 40 Anos que Carell caiu nas graças do grande público.
Além de estrelar o longa, Carell foi responsável pelo texto do filme ao lado de Judd Apatow, que dirigiu o longa. Na trama, Carell interpreta Andy, um homem de 40 anos solitário que ainda não teve a sua “primeira vez”.
Ao descobrirem isso, seus amigos colocam em ação inúmeros planos para ajudá-lo, colocando-o em situações hilárias e igualmente constrangedoras. Apesar das situações embaraçosas, a mensagem principal do filme é a de que não há absolutamente nada de errado em um homem de 40 anos ainda não ter tido sua primeira relação sexual.
Onde assistir: Telecine Play
Bônus – O Último Virgem
Vamos finalizar nossa lista com um bônus, um filme brasileiro. O Último Virgem foi lançado em 2016 e passou despercebido pelos cinemas nacionais, mas não passou despercebido pelo nosso site.
Completamente inspirado nos longas americanos, esse besteirol nacional mostra a história de Dudu (Guilherme Prates), estudante do último ano do ensino médio, e claro, virgem. Quando a professora gata do colégio (Fiorella Mattheis) o convida para aulas particulares em sua casa, seus amigos acreditam que ela está a fim de Dudu e farão de tudo para preparar o jovem para sua primeira relação.
O longa é completamente desbocado, regado a festas, palavrões e fantasias. Se você gosta de comédias nacionais, talvez deva dar uma chance para esse besteirol tupiniquim.
Onde assistir: Telecine Play, Looke
E aí, acha que faltou algum filme besteirol em nossa lista? Deixe sua sugestão nos comentários.
Se gostou, confira outras listas em nosso site. Inscreva-se também em nosso canal no YouTube.
Deixe um comentário